Ácaros no colchão: sintomas e consequências

Ácaros no colchão: sintomas e consequências

A cama é um dos principais itens da casa. Nela passamos em média oito horas diárias, descansando das atribulações do dia e repondo a energia. Nesse período transpiramos, soltamos cabelo e células mortas da pele durante o processo natural de renovação, liberamos fluidos corporais. Juntamente com a poeira acumulada durante o dia o local se torna um paraíso para os germes. Veja como descobrir ácaros no colchão sintomas e se livrar deles.

Ácaros no colchão sintomas que você deve conhecer

Por mais limpa que a casa seja, não tem jeito: há ácaros no sofá, tapetes, estofados em geral e no colchão. Eles chegam com a poeira e se alojam em locais escuros, quentes e úmidos.

No colchão, a estimativa é que vivam cerca de 1,5 milhão deles, se alimentando fartamente dos nossos resíduos corporais. A reprodução, por outro lado, se dá em velocidade impressionante.

Se o crescimento da colônia não for interrompido, o colchão pode, inclusive, aumentar significantemente de peso após alguns anos de uso.

Os ácaros no colchão sintomas não são difíceis de perceber, mas comumente são confundidos com outras causas. Coceira no nariz e nos olhos, coceira na pele, nariz entupido ou escorrendo, pigarro, tosse, espirros e até mesmo problemas de sono.

Os ácaros da poeira são os principais responsáveis pelo desencadeamento de alergias, inclusive em suas formas mais graves, como rinite, asma e conjuntivite. Em alguns casos o quadro pode sofrer complicações e se desenvolver para uma pneumonia.

Hoje, de acordo com a OMS, pelo menos 30% da população mundial sofre algum tipo de alergia. As do trato respiratório tem justamente nos ácaros seu maior fator desencadeante.

Como a contaminação é feita

Os ácaros no colchão sintomas são conhecidos, mas é preciso entender por que eles continuam causando alergia mesmo com a limpeza diária. Acontece que ela não é suficiente para eliminar esses germes que se entranham nas camadas mais profundas do colchão.

Acontece que, lá, não ficam apenas os ácaros. Ficam também seus desejos. Como a alimentação é farta – restos de pele morta, de unhas, cabelos, fluidos corporais, pelos de pets – sua defecação também é. São cerca 20 excrementos por dia de cada um desses 1,5 milhão de ácaros.

Mas tem mais. Além dos ácaros e seus dejetos, há também os restos dos que já morreram. Então cada vez que nos deitamos ou sentamos no colchão acabamos inalando tudo isso de uma só vez.

No nariz, todas essas partículas entram em contato com nossas células de defesa, os macrófagos, que libera a histamina. Essa substância causa uma irritação nas terminações nervosas – de onde vem a coceira, que pode sua vez estimula espirros e a produção de catarro.

Mas nem sempre é assim, esse é apenas um exemplo de um dos processos alérgicos desencadeados pelos ácaros no colchão. Se você já tiver uma predisposição genética para alergia, esse pode ser o início de uma crise que pode ficar bastante complicada.

Prevenção é a melhor forma de evitar as consequências

Os ácaros no colchão sintomas podem ser evitados. A principal forma é a prevenção. Algumas mudanças simples nos hábitos da casa já podem significar um bom avanço nesse sentido.

Faça com que o quarto seja mantido sempre bem arejado. A roupa de cama deve ser trocada toda a semana, mas a colcha diária não deve ser a mesma usada à noite.

Oriente também para que a varrição do quadro seja molhada, ou seja, passado um pano úmido no chão. A varrição seca apenas faz com que os ácaros da poeira se espalhem ainda mais pelo recinto.

O mesmo acontece com os móveis, que devem ser limpos com produtos siliconados, que prendem a poeira em vez de espalhá-la.

Outra medida preventiva é orientar para que o colchão seja virado regularmente e, sempre que possível exposto ao sol, assim como os travesseiros.

No entanto, essas são medidas paliativas, que não chegam a eliminar os ácaros no colchão sintomas. Eles continuarão existindo, ainda que de uma forma pouco mais controlada.

A única forma de eliminá-los é através de uma limpeza profunda profissional, feita por uma empresa especializada. Nela serão utilizados produtos específicos que acabarão com a colônia e deixará o colchão higienizado, inclusive aumentando a vida útil da peça.

Busque apenas empresas de qualidade e expertise comprovada no mercado, como a Airflix.

Usamos apenas produtos neutros importados de primeira linha e atendimento premium diferenciado. Converse com um representante e solicite um orçamento sem compromisso pelo Whatsapp!

Deixe uma resposta