10 passos para evitar alergia dentro de casa

10 passos para evitar alergia dentro de casa

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 35% dos brasileiros sofrem com pelo menos um tipo de alergia. O problema pode aparecer em qualquer idade e se manifestar das mais diversas formas, de uma inocente coceira no nariz a crises de asma ou eczemas pelo corpo.

A questão é que, pelo menos as alergias domésticas – comumente causadas por ácaros, poeira, pelos, fungos e bactérias – podem ser evitadas de forma relativamente simples. Veja agora 10 passos para evitar alergia dentro de casa.

#1. Favoreça a circulação de ar na casa contra a alergia

Portas e janelas devem ficar abertas para que o ar circule livremente pela casa durante todo o dia. Da mesma forma, é saudável que a iluminação natural penetre no cômodo.

Uma casa bem arejada e naturalmente iluminada reduz o risco de fungos e bactérias causados pela umidade, assim como também ajuda a reduzir a proliferação de ácaros – que adoram se reproduzir na umidade.

#2. Atenção às cortinas e persianas

É importante lavar as cortinas de toda a casa com frequência. O melhor é trocá-la por modelos e tecidos que sejam fáceis de lavar, como voil e algodão. Já as persiana devem ser lavadas uma vez por semana.

Ambas as peças são grandes depósito de poeira, que contém pelos de animais, esporos de fungo ácaros.

#3. Acabe com objetos que acumulam muita poeira

Alguns objetos, como bichinhos de pelúcia e livros, também acumulam muitos ácaros. No caso dos primeiros, o ideal é guardá-los em sacos plásticos até a hora da brincadeira.

Já os livros devem ficar em armários fechados, como cristaleira ou padarias. Mesmo assim devem ser limpos entre 2 e 3 vezes por semana.

#4. Cuide de travesseiro e colchões

Estima-e que haja cerca de 5 milhões de ácaros em um colchão relativamente novo. Como cada fêmea adulta coloca 200 ovos por vez, em 10 anos essa quantidade pode ser tão grande que faça a peça até dobrar de peso.

Coloque os travesseiros ao sol todos os dias e o colchão a cada 15 dias. A roupa de cama também deve ser trocada pelo menos uma vez por semana. Há tecidos antialérgicos, mas eles não substituem o cuidado diário.

#5. Esponja também pode causar alergia

Pouca gente imagina, mas até a esponja que você usa para lavar louça pode causar alergia. Quando estão úmidas, são o ambiente perfeito para uma grande quantidade de bactérias. Por isso, o ideal é lavá-la bem após o uso e deixar ferver por 4 a 5 minutos, deixando-a secando em local bem arejado.

#6. Troque a toalha a cada 2 dias

Toalhas de uso coletivo – como as de mão e de rosto – devem ser trocadas a cada 2 dias. As de uso individual, como as de banho, devem ser substituídas uma vez por semana.

O banheiro é altamente propício aos agentes alérgenos, já que está constantemente molhado ou úmido. De preferência, após o banho coloque a toalha aberta para secar em local ventilado e só a leve de volta ao banheiro depois de seca.

#7. Cuide de seu pet

O pelo dos amigões de 4 patas também podem causar alergia, mas não é preciso se separar do pet por causa disso. Procure mantê-lo sempre higienizado e com a caminha limpa. Opte por tecidos que sejam de fácil limpeza, podendo ser lavado constantemente.

#8. Tenha especial cuidado com os tapetes

É debaixo de tapetes e carpetes que mais a poeira se acumula, formando o ambiente que os ácaros mais gostam. Por isso essas peças merecem cuidado redobrado.

Os aspiradores comuns não são suficientes para higienizar da forma adequada. Muito pelo contrário, eles acabam removendo apenas as partículas maiores e espalhando as menores pela casa. Mesmo os mais modernos ainda não conseguem absorver os ácaros.

Para eliminar o problema, faça uma limpeza profissional em todos os tapetes da casa a cada 6 meses. Apenas a higienização é capaz de remover os ácaros, suas fezes e também os ácaros mortos.

#9. Limpe o chão com pano úmido

Varrer, apenas, não basta: a vassoura acaba espalhando uma grande quantidade de poeira – e com ela todo os agentes alérgenos. As partículas ficam suspensas no ar durante cerca de 2 horas, favorecendo ainda mais a alergia.

Em vez disso, procure limpar o chão com pano úmido, de preferência com água sanitária, que ajuda a eliminar fungos e bactérias.

#10 – Higienize os estofados

Evitar alergia em casa

Por mais que se limpe sofás e poltronas diariamente, não é possível remover todos os ácaros, resto de pele, poeira, restinhos de comida, fungos e bactérias que ficam presos nas camadas mais profundas do tecido.

Assim como nos tapetes, apenas a higienização profissional é capaz de remover esse agente através de produtos químicos. Essa limpeza profunda também acaba tendo um efeito estético, já que remove manchas e sujeiras, fazendo com que o sofá fique com aparência de novo.

Repita a operação a cada 6 meses e, se possível, faça também uma impermeabilização, evitando que diversas substância penetrem no tecido, principalmente líquidos.

Com esses passos você evita a alergia dentro de casa de forma simples e segura, garantindo um ambiente mais saudável para toda a família.

Quer conhecer mais sobre higienização profissional de qualidade? Venha conversar com o especialistas da Air Flix e faça um orçamento sem compromisso!

Casa limpa é mais agradável e saudável

Deixe seus móveis livres de agentes causadores de alergias e irritações, clique abaixo e solicite um orçamento de higienização para estofados.

Deixe uma resposta