Alergias? Veja as possíveis causas na sua casa

Alergias? Veja as possíveis causas na sua casa

Se você não tem, com certeza conhece alguém que tenha alergias. A doença do mundo moderno, como já é conhecida, atinge nada menos que 30% da população mundial, algo em torno de 2 bilhões de pessoas.

Para os especialistas da Universidade Southampton (EUA), a própria genética do ser humano está em transformação, influenciada pelo meio ambiente. Para eles, esta é a resposta para estarmos cada vez mais vulneráveis às alergias.

O novo estilo de vida tem afastado as pessoas dos micróbios bons. Em vez deles, hoje temos cada vez mais contato com microrganismos diferentes vivendo ao nosso redor.

Frutos das grandes cidades e da urbanização, esses “novos germes” prejudiciais à saúde, estão por todos os lugares. Inclusive na nossa própria casa casa. Saber identificar para combater é fundamental.

O que pode provocar alergias em casa?

Quando se fala em alergias a maioria das pessoas pensa logo em poeira, pelo de pets e ácaros. Claro, é inevitável. Afinal, ainda que não sejam os únicos, eles são, sim, os maiores alérgenos domésticos. Mas você sabe mesmo onde se escondem e quais são os demais?

Por exemplo, junto com os pelos do cachorrinho, o restinho imperceptível de alimentos, a poeira nossa de todo dia, a poluição e os resíduos corporais, milhões de ácaros estão lá, juntinho com você assistindo TV no sofá da sala.

E eles adoram isso tudo. Bem escondidos nos cantinhos mais remotos dos estofados, onde o aspirador de pó não chega, eles se alimentam, defecam, se reproduzem e morrem. Assim, cada vez que alguém senta, uma verdadeira nuvem invisível deles é jogada para o ar – e acaba inalada sem que a gente perceba.

Para resolver esse problema, a higienização de sofá é fundamental. Com produtos específicos e equipamentos certos, essa limpeza profunda profissional consegue eliminar essa população de ácaros e ainda remover manchas e dar novo ar aos estofados.

Mas então por que as alergias continuam a afetar os moradores?

Primeiro, porque para ser eficiente a higienização deve ser feita a cada 6 meses. Essa regularidade é essencial para eliminar esse alérgenos de forma eficiente.

Segundo, porque há outros itens na casa, além dos estofados, que também causam alergias. Alguns deles você nem desconfia. Veja quais são:

Travesseiros:

É um dos locais da casa que mais acumula ácaros. Para se ter ideia, após dois anos, 1/3 do travesseiro é formado por ácaros. Os cálculos de uma pesquisa de 2003 da Universidade de Campinas (Unicamp) é que uma cama abrigue cerca de 1,5 milhão de ácaros, em média.

Animais de pelúcia:

Sabe aquela coleção de bichos de pelúcia do seu pequeno? Problema. Os ácaros adoram se esconder ali. Um simples ursinho pode conter milhares de ácaros. Lave com frequência em água quente. Se não resolver, o jeito é doar os brinquedos para quem não sofre com alergias.

Ventilador:

Manter a casa totalmente limpa com a vida corrida que o mundo moderno impõe, é cada vez mais difícil. E, no calor, o ventilador acaba sendo uma opção mais em conta para o consumo de energia do que o ar-condicionado. Mas está aí outro problema. Como ele espalha a poeira também está jogando os ácaros para todo lado. Já o ar-condicionado resfria e desumidifica o ar, duas coisas que os ácaros não gostam.

Aspirador de pó:

O aparelho que deveria resolver, muitas vezes só piora a situação. É preciso que o equipamento esteja sempre muito limpo e use filtro HEPA para reduzir a quantidade de partículas jogadas no ar com a aspiração.

Plantas:

Ela são excelentes para a decoração, melhorar o microclima do ambiente e melhorar o humor. Mas, acredite, também podem causar alergias. Quando os fungos se alojam nos vasos por conta da umidade, começam os processos alérgicos em quem já tem propensão orgânica.

Alergias em casa

Perfumador de ambiente:

São ótimos para deixar um cheirinho gostoso pela casa, mas eles também liberam partículas que podem aumentar o risco de problemas respiratórios.

Velas aromatizantes:

As velas aromatizantes têm produtos químicos que podem aumentar o risco de asma e rinites. Pequenas partículas orgânicas são liberadas no ar e podem irritar os olhos e o trato respiratório, causando alergias.

Ficou surpreso com esses itens? Por isso, não esqueça: higienizar os estofados periodicamente é fundamental para exterminar a maior parte dos ácaros, mas é preciso ficar atento também aos demais causadores de alergia. Só assim você conseguirá ter uma casa saudável e livrar sua família desse incômodo.

Quer saber mais sobre como a higienização de sofá é benéfica para a saúde? Continue acompanhando nossos posts e entre em contato com a gente!

Casa limpa é mais agradável e saudável

Deixe seus móveis livres de agentes causadores de alergias e irritações, clique abaixo e solicite um orçamento de higienização para estofados.

Deixe uma resposta