Limpeza de ar-condicionado de quanto em quanto tempo devo fazer?

Limpeza de ar-condicionado de quanto em quanto tempo devo fazer?

Evite alergias, má desempenho do aparelho e alto consumo de energia elétrica. Saiba quando está na hora de fazer uma limpeza de ar-condicionado!

Manter o ambiente limpo e higienizado é fundamental para a saúde. Da mesma forma, a qualidade do ar que respiramos é fundamental para que vários problemas sejam evitados. Por isso, fazer a limpeza de ar-condicionado na regularidade certa é tão importante.

Os filtros têm papel essencial para a qualidade do ar, já que são eles que retêm todas as impurezas. No entanto, não são apenas eles que precisam estar sempre bem limpos. É preciso fazer uma higienização em todo o aparelho, de forma a garantir o máximo de eficácia.

Veja quando a limpeza de ar-condicionado deve ser feita e por que é tão importante contratar uma empresa especializada.

Por que a limpeza de ar-condicionado é tão importante

A qualidade do ar que respiramos está diretamente relacionada à limpeza de ar-condicionado. Alguns aparelhos chegam a eliminar até 99% dos das impurezas, mas a funcionalidade só é eficiente se o aparelho estiver devidamente higienizado.

Caso contrário, chega a acontecer exatamente o oposto: filtros sujos fazem com que o equipamento acabe concentrando mais poeira – e com ela todos os agentes que mais provocam alergia, como fungos e ácaros.

Os ácaros da poeira doméstica, por exemplo, são considerados os maiores responsáveis por vários tipos de alergias, inclusive rinite e asma.

No entanto, a limpeza de ar-condicionado também influencia no funcionamento do próprio aparelho. Além de reduzir o índice de poluentes no ar, há também redução no consumo de energia elétrica.

A sujeira impede a saída do ar, reduzindo o desempenho do aparelho, que passa a trabalhar com sobrecarga. Assim, o motor é mais exigido para fazer a troca de ar e manter a temperatura, consumindo mais energia e causando maior desgaste das peças.

Por isso a limpeza de ar-condicionado aumenta a vida útil do aparelho e também resolve vários problemas, como quando ele está insuflando pouco ar no ambiente.

A falta de limpeza no tempo adequado pode gerar dano às peças, muitas vezes exigindo reparos ou até mesmo a troca do aparelho.

Como saber que está na hora de fazer a limpeza de ar-condicionado

Como saber que está na hora de fazer a limpeza de ar-condicionado

De um modo geral, se há algum odor saindo do aparelho, se o desempenho estiver fraco, se estiver pingando água ou se a conta de energia elétrica começar a aumentar é sinal que já até passou da hora de fazer uma limpeza de ar-condicionado.

Mas é claro que não precisa esperar chegar a esse ponto. Na verdade a limpeza de ar-condicionado deve ser realizada periodicamente, inclusive para agir de forma preventiva.

Os filtros, por exemplo, devem ser lavados no mínimo uma vez por mês. Caso o uso do aparelho seja bastante frequente, reduz esse prazo para uma vez a cada 10 ou 15 dias.

Uma boa ideia é incluir a limpeza dos filtros na rotina de faxina da diarista. O manual de instruções do fabricante traz a forma correta de remover e limpar os filtros de acordo com o modelo do ar-condicionado.

No entanto, apenas a limpeza dos filtros não basta. É preciso fazer uma limpeza de ar-condicionado completa, a chamada higienização. Essa só deve ser realizada por uma empresa especializada, com expertise comprovada.

Essa higienização do ar-condicionado deve ser feita pelo menos uma vez por ano. Nela, são limpos vários elementos além do filtro, onde a sujeira mais profunda fica incrustada, como turbina, bandeja, cano de dreno, painel frontal, rotor e serpentina, por exemplo.

Diferenciais Air Flix

Diferenciais da Air Flix

Na hora de fazer a limpeza de ar-condicionado, não faça com qualquer pessoa. Curiosos e profissionais inexperientes podem acabar danificando as peças, prejudicando o desempenho do aparelho.

Na Air Flix todos os funcionários são altamente qualificados, treinados para oferecer o melhor serviço com o mínimo possível de interferência na sua casa.

Um dos diferenciais da Air Flix é que a higienização é feita sem a necessidade de desmontar todo o equipamento. É feita apenas a remoção da carenagem e os filtros. A limpeza de ar-condicionado é feita no próprio local, com produtos neutros específicos para o trabalho, que não deixam odor no aparelho.

Dessa forma o ar da sua casa fica mais saudável, o ar-condicionado ganha mais desempenho e vida útil, e toda a família passa a ter ainda mais qualidade de vida.

Converse com um especialista Air Flix e marque uma visita por WhatsApp.

Deixe uma resposta