Sofá X Pets: como manter esta relação saudável

Sofá X Pets: como manter esta relação saudável

Eles pulam, brincam, arranham, babam, soltam pêlos – mas a gente não consegue viver sem eles. Mas será que conciliar pets e sofá limpo e saudável é mesmo uma missão impossível? Talvez não, e de uma forma muito menos trabalhosa do que você imagina: através da impermeabilização.

Veja como essa técnica pode ajudar a manter os estofados sempre com jeito de novos sem precisar abrir mão dos seus amigões de quatro patas!

Cachorro no sofá não tem que ser um problema

Para muitos tutores, cada vez que o cãozinho sobe no sofá é um sofrimento. Afinal, o investimento foi caro, ele é a figura central da sala – e lá está o rapagão todo refestelado como se fosse visita.

Claro, muita gente consegue educar o amigão de forma que ele não suba no sofá. Mas, verdade seja dita, a menos que o bichinho só fique do lado de fora da casa, não é a maioria.

E aí é um tal de gastar dinheiro comprando caminha, brinquedinhos e artimanhas para tirar o interesse do cãozinho do sofá.

Não é por isso, no entanto, que a sua casa, inclusive o seu sofá, não possam estar sempre limpinhos. Então nada de sequer pensar em se desfazer do seu amigão, porque o amor que ele tem por você com certeza é incondicional.

Aqui, o melhor a fazer é encontrar soluções para manter seu sofá como novo: limpar o sofá diariamente é muito importante, claro, mas é através da impermeabilização que você vai ter a garantia de maior durabilidade da limpeza. Veja como fazer ambos os processos.

INFOGRÁFICO GRÁTIS

Super Guia Casa Limpa & Pets Felizes

Descubra como Viver em Harmonia Com Seu Pet e manter a Casa Limpa

Limpeza diária do sofá

A limpeza diária do sofá deve ser feita com aspirador de pó – aliás, em toda a casa. Assim você elimina mais pelos e poeira, e não apenas os distribui pelo cômodo. É o que acontece quando você varre ou usa o espanador.

Então use o aparelho no sofá, mas também nos tapetes, chão, móveis e objetos. Troque a ponteira de acordo com o local que for aspirar.

Não use amoníaco. Um dos princípios de uma casa limpa é o cheirinho gostoso da limpeza. O problema é que amoníaco tem o cheiro bastante semelhante com o da urina do seu pet. Passar no sofá, então, nem pensar. O resultado é desastroso.

Escove seu pet diariamente, seja ele cão ou gato. Principalmente na muda da estação, o pelo costuma cair em grandes quantidades. Escove-o em um local arejado, de preferência fora de casa ou de fácil limpeza. Assim você estará sempre retirando o excesso de pelo e reduzindo a quantidade que fica solta no ambiente.

Impermeabilização

A impermeabilização é um processo que visa criar uma camada protetora evitando que algumas substâncias penetrem no tecido do sofá, principalmente líquidos.

Dessa forma, quando cai água, vinho ou qualquer líquido é criada uma espécie de bolha na superfície do sofá, que pode ver removida com um papel toalha ou pedaço de pano.

Além dos líquidos, a impermeabilização também faz com que a poeira levada pelas patinhas, os pelos que caem normalmente do animal e as secreções naturais, como a babá, por exemplo, fiquem na superfície do tecido. Dessa forma, elas são mais facilmente retiradas na limpeza do dia a dia.

Apesar de muito eficiente, a impermeabilização não dura para sempre. A limpeza diária ajuda a aumentar a vida útil do processo, mas há um desgaste natural pelo uso que faz com que a técnica deva ser repetida uma vez por ano.

A impermeabilização retarda o processo de envelhecimento do sofá. Por isso, ainda que possa ser feita a qualquer momento, ela tem ainda maior vida útil quando é realizada em dois momentos.

  • Quando o sofá é novo e acabou de chegar da fábrica. Assim, como ele ainda guarda todas as suas características originais, é como se a impermeabilização “congelasse” o estado do sofá naquele momento. Dessa forma a peça se mantém como nova por mais tempo e ganha mais resistência aos pets.
  • Quando o sofá acabou de passar de por uma higienização profissional.

O que é a higienização profissional?

Por melhor que seja a limpeza diária do sofá, não se engane: grande parte dos pelos, da sujeira e das secreções do seu bichinho não são removidas, apenas as superficiais.

Aquelas mais profundas, que penetram nas camadas mais internas do móvel e que deixam o aspecto de sofá velho e manchado, continuam lá. Mesmo os melhores aspiradores de pó não consegue chegar tão fundo.

Por isso, é indicado que seja feita uma limpeza ou higienização profissional a cada 6 meses – às vezes até menos para quem tem pets.

Assim, os produtos utilizados penetram nas camadas mais profundas, removendo toda a sujeira acumulada, matando ácaros, e deixando o tecido com jeito de novo.

Mas atenção na escolha da empresa de higienização e impermeabilização: opte apenas por quem utiliza produtos importados de qualidade para cada tipo de tecido. Caso contrário, pode haver desgaste desnecessário do material. Garanta a segurança que você merece.

Viu como é possível conciliar sofá limpo e seus amigões de quatro patas? Aproveite as vantagens da impermeabilização para ter uma convivência ainda mais harmoniosa com esses queridos e deixar sua casa muito mais bonita!

Quer saber mais sobre impermeabilização e higienização de qualidade? Venha conhecer a Air Flix e continue acompanhando nossos posts!

Deixe uma resposta