Tudo sobre os tipos de tecidos para estofados

Tudo sobre os tipos de tecidos para estofados

Uma das partes mais importantes da casa é a sala. É ali onde se recebe as visitas e se reúne a família. Neste espaço, os móveis escolhidos falam muito sobre os donos da casa, não é mesmo? Sendo assim, na hora de decorá-lo uma das maiores questões é escolher o tipo de estofado que mais agrade.

Se você tem essa dúvida, deve levar em consideração alguns fatores que podem influenciar na escolha do tipo de tecido para os estofado. Especialmente se você tem crianças ou bichinhos de estimação, casos em que há maiores chances de sujar esse móvel tão especial.

Pensando nisto, com este artigo queremos te ajudar a escolher o sofá certo e ainda te dar algumas dicas de como mantê-lo sempre lindo e conservado. Por fim, você vai saber quais os melhore tipos de tecidos para estofados de acordo com o seu estilo. Vamos lá?

Qual a melhor escolha de estofado para minha casa?

Estofados de couro são uma ótima opção para quem tem crianças pequenas e animais de estimação, pois eles são fáceis de limpar. Um aspirador de pó para retirar pelos e um pano úmido já são o suficiente para a limpeza diária.

O tipo de tecido Jacquard também é uns dos tecidos mais resistentes e prático na limpeza. Isso porque ele não acumula resíduos, devido sua trama fechada. Se você tem crianças em casa, também é uma ótima opção.

Já os estofados de poliéster ou polipropileno são de um tipo de tecido impermeável, o que facilita e muito na hora de limpar líquidos derramados no estofado.

Outros tipos de tecidos de estofados que você pode escolher

Linho:

Estofado Linho

O estofado de linho é adequado para quem mora em regiões quentes. Ele é um tecido muito sensível e exige um cuidado bem maior. Nesse caso, sempre opte por uma ajuda profissional na hora da limpeza.

Esse é um tecido dos mais caros e mais elegantes, talvez por isso não seja tão indicado para quem tem muitas crianças e pets em casa (com isso pode sujar com muito mais facilidade).

Camurça:

Estofado de camurça

O estofado de camurça é muito elegante e pode combinar com quem gosta de um estilo mais vintage. Ele é muito macio, é um item bastante versátil e pode combinar com outros ambientes da casa.

Você pode colocar no sofá algumas almofadas e mantas que vão complementar a decoração.

Veludo:

Estofado de Veludo

O sofá de veludo combinada com ambientes mais frescos e fecha perfeitamente com o inverno (ou em regiões mais frias do país). Ele é muito quentinho e confortável. Além disso, deixa o ambiente com o ar mais requintado.

Para esse tipo de tecido é recomendável realizar o processo de impermeabilização, pois ajuda na conservação do tecido. O veludo também suja com facilidade, então fique atenta com a limpeza dele.

Devo manter meus pets longe do sofá?

Esta escolha vai de acordo com quem mora na casa. Se há alguém alérgico na família, é melhor evitar que o bichinho suba no sofá.

Mas se você não sofre com esse problema, não há problema algum. Fique atenta apenas com os pelos que ficam no sofá e diariamente faça uso do aspirador.

Cuidados com os estofados independente do tecido

#1. Verifique a etiqueta do sofá.

Quando você for fazer a limpeza do seu sofá, confira a etiqueta do mesmo. Lá você encontrará as indicações de qual é a limpeza adequada. Faça isso mesmo que seja sua ajudante do lar ou uma empresa, para garantir que o tecido não seja danificado.

# 2- Cuidado com receitas caseiras.

Fazer uma receitinha caseira de limpeza em seu estofado pode ser um tiro no pé, especialmente se você utilizar produtos muito fortes. Use o aspirador no dia a dia e na hora de limpar de verdade, conte com uma empresa especializada.

#3- Impermeabilização.

Esse é um cuidado essencial para a durabilidade do seu sofá. A impermeabilização vai proteger o tecido do seu estofado garantindo muito mais longevidade e beleza para ele!

Ah, mas você deve pesquisar bem sobre o local a confiabilidade da empresa que vai fazer esse tipo de serviço. Só contrate equipes qualificadas e experientes no serviço, combinado?

Se ainda restou alguma dúvida com relação aos cuidados com o seu sofá, consulte um dos nossos especialistas. Estamos prontos para te ajudar!

Deixe uma resposta