Decoração: Dicas de como usar tapete na sala

Decoração: Dicas de como usar tapete na sala

Planejando ou renovando a decoração da casa? Veja como usar tapete na sala e tornar o visual muito mais aconchegante com a pele certa!

Na hora de decorar ou renovar o visual da sala, pesquisar o que melhor representa o nosso momento de vida é fundamental. No entanto, um dos itens que mais trazem a sensação de conforto para dentro de casa também é um dos que mais geram dúvidas. Saber exatamente como usar tapete na sala pode ser um verdadeiro desafio.

Apesar da variedade de modelos, algumas dicas valem para todos. Veja agora os melhores truques para deixar sua decoração impecável com o tapete certo e como mantê-lo sempre bonito.

Como usar tapete na sala de acordo com o tipo

Há modelos de tapetes para todos os gostos e estilos, por isso é interessante conhecer algumas dicas de como usar tapete na sala de acordo com o tipo e o estilo da decoração:

Tapetes peludos, por exemplo, ficam melhores em ambientes contemporâneos, especialmente se há o hábito de as pessoas andarem descalças. Ambientes mais austeros, por outro lado, pedem tapetes mais baixos.

Mais comuns nas decorações modernas, os tapetes redondos são os mais difíceis de usar. Geralmente são indicados para ambientes bem grandes, porque o ideal é que fique tudo sobre ele: mesas e cadeiras, por exemplo.

Se a sala for pequena, o ideal é distribuir vários tapetes redondos também pequenos, que ficam ótimos para destacar objetos, como uma luminária de chão de design.

use tapetes de acordo com o tipo de decoração da sala

Como escolher o tapete certo

Os móveis são essenciais para a escolha do tapete, por isso ele deve ser um dos últimos itens da decoração a ser escolhido. Basicamente, há quatro pontos que devem ser levados em conta:

  • Tamanho da sala – É muito importante, principalmente porque ele costuma ser usado no centro do ambiente. Assim, o tapete deve ser grande o bastante para ficar preso debaixo do sofá.
  • Estilo da decoração – Estilos joviais e modernos pedem estampas com tonalidades inversas, e os desenhos geométricos estão em alta nesse caso. Para quem tem medo de errar, os clássicos são uma boa opção, como os de lã de algodão. Já para ambientes austeros, os persas são sempre bem-vindos.
  • Atenção às cores – Quando o sofá é neutro, um tapete colorido se torna o ponto de atração da sala. O oposto também vale. Já tapetes cinza, bege e brancos ficam bem em qualquer sala.

Como usar tapete na sala

Uma dica muito importante para saber como usar tapete na sala é a escolha do tamanho. Se a ideia é usar a peça para definir um ambiente em espaços conectados, ele deve ser de 15 a 20 cm maior do que a área que está será demarcada.

A medida em relação ao sofá também é importante para garantir a harmonia da decoração. O tapete deve ficar com 10 cm para baixo do sofá, ou até mais se o móvel encostar na parede. Já as poltronas devem ficar totalmente sobre o tapete.

Na dúvida de como usar tapete na sala de estar, de jantar e de TV, não tem problema. Eles não precisam – e nem devem – ser iguais. No entanto, todos os modelos devem ter pelo menos um denominador em comum, seja a estampa, textura, uma cor ou a moldura de acabamento.

Escolha o tamanho do tapete de acordo com o tamanho de sua sala

Confira as principais tendências

Nesse caso, o mix de até três estilos diferentes é bem-vinda. A tendência mais forte agora, no entanto, é fazer uma composição harmônica com peças do mesmo tom, mas de texturas e tramas diferentes.

Outra boa ideia para tapetes em ambientes integrados à sala de estar é escolher uma peça com mais personalidade do que as outras, sempre mantendo a harmonia com as dicas anteriores.

Fica a dica: outra grande tendência é a sobreposição de peças. Para saber como usar tapetes na sala sem errar, aposte em uma peça mais básica por baixo, em tom neutro ou fibra natural, e uma mais ousada por cima.

Aposte na decoração criativa

Apesar das dicas, não há bem uma regra que defina como usar tapete na sala. A decoração criativa que o diga, sempre com ideias fantásticas. Veja duas delas:

  • Tapetes geométricos com estampa grande dão um ar de modernidade. Combine com almofadas parecidas.
  • Os handmades saíram da casa da vovó para o comércio. Você encontra alguns maravilhosos de tricô e crochê no mercado, dando um toque vintage muito aconchegante à sala.

Veja como manter sempre bonito

Não adianta saber como usar tapete na sala se não souber como conservá-lo sempre bonito. Uma dica para quem tem pets, por exemplo, é investir em peças mais resistentes e sintéticas.

De qualquer forma, além da limpeza diária com aspirador de pó, é muito importante fazer uma lavagem profissional a cada 3 meses, pelo menos – levando em consideração que nenhum incidente ocorra, claro.

Esse período também vai depender da circulação de pessoas pelo local, mas o importante é ter em mente que apenas a lavagem profissional de tapetes consegue remover manchas, odores desagradáveis e a sujeira profunda, onde vivem os ácaros que podem causar alergias.Já sabe como usar tapete na sala? Então aproveite para conferir outras dicas para manter sua sala e sua casa sempre bonita e saudável acompanhando nossos posts semanais!

Deixe uma resposta