Mundo Pet: Curiosidades sobre cães e gatos que você precisa saber

Mundo Pet: Curiosidades sobre cães e gatos que você precisa saber

Conheça algumas curiosidades sobre cães e gatos e descubra como elas podem ajudar a melhorar ainda mais a convivência com seu amigão!

Ter um amigão de quatro patas em casa é um privilégio. Companheiro de todas as horas, é preciso retribuir esse amor incondicional com muito carinho, paciência e dedicação. No entanto, ficar a par de algumas curiosidades sobre cães e gatos pode ajudar a melhorar cada vez mais essa convivência em casa.

Conheça algumas curiosidades sobre cães e gatos que podem ajudar a compreender melhor certos comportamentos e a aproveitar cada vez mais todos os momentos juntos!

Curiosidades sobre cães e gatos: afinal, eles realmente são tão diferentes assim?

Alguns gostam mais dos felpudinhos, outros dos peludos – e muita, muita gente ama os dois, igualmente. A verdade é que há, sim, algumas diferenças básicas de temperamento que fazem com que algumas pessoas se identifiquem mais com uns do que com outros.

O temperamento de cada espécie é uma das principais curiosidades sobre cães e gatos. Por mais que haja casos em que as duas espécies se dão extremamente bem, não dá para querer que um cão se comporte como um gato ou vice-versa.

Por natureza, os felinos são mais independentes. Eles reconhecem o dono, mas  agem de forma mais independente. Ao contrário do cão, que é mais submisso e acompanha o dono em qualquer momento, o gato só fica onde realmente quer estar.

Curiosidades sobre cães e gatosDia x noite

Os hábitos também são diferentes. Gatos são animais noturnos, preferem dormir de dia, ao contrário dos cães. Eles também gostam mais de marcar território com urina, principalmente os machos não castrados. O odor também é bem mais forte e persistente. O ponto positivo é que aprendem a enterrar seus dejetos desde filhotes, então a caixinha com areia é uma boa solução.

Já os cães não se envergonham de suas necessidades, por isso acabam fazendo sujeira em qualquer lugar. A vantagem é que, ao contrário dos gatos, são mais facilmente adestrados a fazerem seus dejetos no mesmo lugar.

Na limpeza, também há diferenças marcantes

As curiosidades sobre cães e gatos também são marcantes no tocante à limpeza. Cães podem até gostar de água, mas herdaram dos lobos o instinto de se esfregar em carniça e cheios fortes. Essa herança genética tem razão de ser: fazendo isso, eles disfarçavam seu cheiro. A presa não conseguia identificá-los pelo olfato e a caçada era facilitada.

Já gatos são animais super limpos – por eles mesmos. Através da lambedura diária removem pelos velhos e parasitas que, infelizmente, acabam ficando pelos sofás, tapetes e estofados em geral. Em compensação odeiam água, então banho não é para gato.

Em comum, assim como todos os animais, ambos trocam de pelo na meia estação, preparando o corpo para o calor ou para o inverno. Nessas ocasiões há maior abundância de pelos pela casa, podendo ocasionar alergias se a limpeza não for feita da forma adequada.

Gatos são mais exigentes com a alimentação

Gatos são mais exigentes com a alimentação

As curiosidades sobre cães e gatos envolvem também a alimentação. Os cães costumam gostar de praticamente qualquer coisa – principalmente a comida dos donos, ainda que não seja recomendável.

Cães também são mais gulosos, abocanham grandes porções sem nem mastigar direito.

Já os gatos são muito mais exigentes. A dieta precisa de mais proteínas, e o instinto lhes diz isso. Eles cheiram, provam e comem apenas o necessário.

Outras curiosidades sobre cães e gatos

O mundo dos pets é muito vasto e o que não faltam são curiosidades sobre cães e gatos. Veja algumas bem interessantes e que podem ajudá-lo a compreender melhor seu amigão de estimação.

  • Tanto cães quanto gatos levantam a perna para urinar e marcar território. Só que os cães, por serem maiores, acabam levantando mais alto e marcando mais seu espaço.
  • Além do carinho em si, os gatos adoram se esfregar nas pessoas para que o cheiro deles fiquem em nós. É uma forma de dizer que nós pertencemos a eles.
  • Por serem muito independentes, gatos odeiam perder o controle da situação: como quando são agarrados para um banho, por exemplo. E como instintivamente cuida da própria higiene, acha que não precisa de água.
  • É por causa dessa sensação de independência que os gatos adoram ficar em parapeitos e lugares altos: é de lá de cima que vêem tudo o que acontece, de camarote. É preciso colocar redes de proteção nas janelas, porque sempre há risco de queda, principalmente quando pegam no sono.
  • Cães sabe de longe quando o dono vai chegar porque têm audição muito mais aguçada do que a humana. O motor do carro, por exemplo, pode ser reconhecido há cerca de 2 quilômetros de distância.
  • Cães de apartamento adoram ficar deitados perto da porta de entrada porque ficam sentindo os cheiros que chegam pelo elevador. Assim ele reconhece quando o dono chega lá embaixo, na garagem – e já se prepara para a festa.

Viu como as curiosidades sobre cães e gatos podem colaborar para compreender melhor seu pet? Tratando-os com o carinho e o respeito que merecem, serão sempre os melhores amigos que qualquer humanos pode ter, por toda a vida!

Tem alguma curiosidade interessante sobre pets? Compartilhe com a gente aqui nos comentários!

Deixe uma resposta