5 sérias razões para fazer a higienização do seu colchão

5 sérias razões para fazer a higienização do seu colchão

Responda rápido: quantas vezes você já acordou cansado por não ter dormido direito com tosse, espirros, coceira no nariz ou qualquer outro problema respiratório? Aposto que o dia foi mais estressante do que o normal e parecia que sua mente tinha que pegar no tranco. Mas seja sincero, alguma vez já pensou que essa noite mal dormida pode ter tudo a ver com falta de higienização de colchão?

Não, a questão aqui não é uma falta de limpeza diária, nem da roupa de cama precisando ser trocada. Ela é bem mais profunda, ao nível das entranhas do tecido, lá onde os ácaros vivem em uma imensa colônia que não para de crescer.

A menos que seja feita uma higienização de colchão. Essa limpeza profissional elimina totalmente os ácaros e diversos outros alérgenos, devolvendo a qualidade de vida aos seus dias e noites.

Veja agora 5 motivos para se livrar desse problema fazendo a higienização de colchão regularmente.

1 – Queda na produtividade por causa de alergias

Mudanças no padrão do sono causadas por problemas respiratórios podem prejudicar a qualidade de vida e impactar a produtividade no trabalho e nas atividades rotineiras. O alerta foi feito na Semana Nacional do Sono de 2017, em evento no Rio Grande do Sul.

De acordo com os especialistas do evento, o principal e mais grave distúrbio relacionado ao sono é a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS). A SAOS está relacionada a problemas respiratórios, podendo causar eventos como insuficiência cardíaca e aumento na probabilidade de pneumonias.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumonia e Tisiologia (SBTP), rinite e asma, originadas de processos alérgicos, podem se transformar em pneumonia.

Os sintomas, que podem começar de forma sorrateira, como um pigarro ou coceira no nariz, podem evoluir rapidamente.

Os ácaros do colchão e do sofá são os principais responsáveis pelos processos alérgicos. O ambiente ideal para o seu desenvolvimento são úmidos e com pouca luminosidade.

Nos colchões, eles encontram ainda comida farta: as partículas de pele seca que se desprendem do nosso corpo enquanto dormimos.

Ali, os ácaros nascem, se alimentam, defecam, se reproduzem e morrem. Por isso, além desses microscópicos aracnídeos vivos, há ainda a carcaça dos mortos e todos os detritos. São estes últimos, principalmente, os maiores alérgenos.

pessoa-gripada

2 – Rinite alérgica pode se tornar um problema mais sério

Muitas pessoas tendem a minimizar o aparecimento de alergias como se não fossem distúrbios sérios. No entanto, vários problemas respiratórios, causados por ácaros e outros alérgenos, merecem muito cuidado e atenção.

De acordo com o Centro de Orientação em Rinite Alérgica (Cora), de 10% a 25% das pessoas têm rinite alérgica. Essa doença pode evoluir e causar outros problemas com o passar do tempo.

Alguns dos mais comuns são:

  • Desalinhamento dos dentes por causa da respiração pela boca (nariz entupido);
  • Asma e até fechamento da garganta em casos mais graves;
  • Sinusite (inflamação nas cavidades faciais);
  • Ronco causado pelo entupimento do nariz;
  • Alteração da voz, que se torna anasalada;
  • Otite (inflamação nos ouvidos);
  • Pneumonia.

Ainda de acordo com os especialistas, a única forma de interromper os processos alérgicos é evitando o contato com os agentes causadores.

No caso de sofás e colchões, a limpeza diária aliada à higienização de colchão a cada dois meses é capaz de ajudar a resolver o problema.

3 – Noite mais tranquila para as crianças

Não é só nos adultos que uma noite mal dormida influencia no dia seguinte. As crianças são ainda mais suscetíveis e podem até mesmo ter problemas na escola, seja de aprendizado como de convívio social.

O sono profundo é necessário para relaxar corpo e mente das tarefas do dia e preparar o organismo para o que está por vir. Sem ele, a produção de hormônios importantes é afetada, já que ela só ocorre no período de descanso noturno.

Por isso, o que pode parecer um pequeno incômodo acaba atrapalhando o sono, sem deixar a criança descansar.

Ao inalar a poeira carregada de ácaros, pode haver episódios como nariz entupido, coceiras, espirros e alergias, que dificultam o descanso.

Assim, as crianças acabam acordando irritadas, sem vontade de estudar e chegam na escola cansadas, prejudicando seu aprendizado.

4 – Higienização de colchão refresca a cama

Você sabia que a sujeira colabora para aumentar a temperatura do colchão? Apesar de serem os maiores agentes das alergias, os ácaros não são os únicos.

A parte de baixo do colchão, por exemplo, recebe toda a sujeira que vem do chão. O que acumula poeira tanto na superfície quanto em seu interior, penetrando pelo tecido.

Dessa forma, ocorre um espessamento das fibras, que ficam carregadas e não deixam o ar passar com a mesma facilidade de antes.

5 – Sono mais profundo melhora a qualidade de vida

A limpeza de colchão profissional consegue eliminar ácaros e sujeiras acumuladas, mesmo nas fibras mais internas. O mesmo acontece com os travesseiros.

Com isso, o próprio ar do quarto acaba ficando também mais limpo, colaborando para que o sono seja mais profundo. Ao repetir a higienização de colchão a cada dois meses você está preservando sua qualidade de sono e a de seus filhos.

Assim, toda a família acorda mais alegre e bem disposta, já que um ambiente higienizado e saudável propicia noites de sono muito mais agradáveis. Melhora a saúde, o convívio com a família e a produtividade no ambiente de trabalho e escolar.

Agora você já conhece 5 motivos definitivos para a limpeza de colchão profissional. Veja por que a higienização da Air Flix é a melhor solução para a sua casa!

Deixe uma resposta