Alergia a pelos? Saiba como resolver!

Alergia a pelos? Saiba como resolver!

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 35% da população brasileira têm algum tipo de alergia – e 15% da mundial tem, especificamente, alergia a pelo.

Como elas podem surgir a qualquer instante, o que fazer quando se tem alergia ao próprio amigão de quatro patas? Desistir do convívio com esses verdadeiros anjos, nem pensar. Mas o problema tem solução.

Você sabia que a alergia a pelos não vem dos pelos?

É estranho e também um erro muito comum, mas, segundo os especialistas, a alergia a pelo não vem do pelo – e sim principalmente das células mortas da pele que se desprendem do corpo do animal.

Por isso, mesmo o mais careca dos bichanos pode causar a tão famosa alergia a pelo.

De fato, o que provoca alergia são algumas proteínas presentes em cães, gatos e aves. Elas se encontram na caspa, nos descascamento da pele, na urina e na saliva e se acumulam com mais facilidade nos pelos.

Por outro lado, nós também vamos deixando restos de pele morta para trás, pelos lugares em que passamos. Eles ficam entranhados no sofá, no colchão e nos travesseiros – e são o alimento predileto dos ácaros.

O que acontece é que, como os pelos dos bichos se desprendem com muita facilidade, acabam também criando um ambiente propício para os ácaros. Com isso eles, que são os maiores alérgenos domésticos, têm tudo o que mais gostam: ambiente quentinho e comida farta.

INFOGRÁFICO GRÁTIS

Super Guia Casa Limpa & Pets Felizes

Descubra como Viver em Harmonia Com Seu Pet e manter a Casa Limpa

Não se precipite, tudo tem jeito

Mas então o que fazer se o médico disser que você tem alergia a pelo? A primeira providência é não se precipitar. Procure uma segunda opinião. E atenção, só o parecer do especialista é que vale, então nada de “achismos”.

Você pode “achar” que tem alergia a pelo mas na verdade ser outro o motivo da sua alergia – e você nem imaginar. Procure um especialista e faça todos os testes antes de tomar qualquer providência.

Por outro lado, se o diagnóstico for confirmado, calma. Ninguém precisa abrir mão do seu amigão se há formas de evitar a alergia a pelo.

Inclusive, para quem tem criança pequena, fica a dica: pesquisas mostram que crianças menores de 2 anos expostas ao convívio com animais domésticos têm menos propensão a desenvolver alergias.

Se esse não foi o seu caso e alergia a pelo acaba de aparecer, há várias medidas que você pode tomar.

Como resolver a alergia a pelos?

Há várias medidas que podem ser tomadas para minimizar os sintomas da alergia a pelo. Veja quais são:

Com seu pet:

Alergia

  • Veja a possibilidade de dar a ele vitaminas e suplementos para manter a pele mais saudável e reduzir a quantidade de células mortas que se desprendem;
  • A alergia a pelo não depende do tamanho do seu pet. Ela tanto pode aparecer com um chihuahua quanto com um ship dog;
  • Aumente a frequência de banhos no seu peludinho, mas sempre com a orientação do veterinário;
  • Higiene cuidadosamente o local em que o bichinho dorme;
  • Sempre que for possível, dê banho no animal fora de casa;
  • Evite que seu amigão entre no seu quarto de dormir;
  • Lave bem as mãos depois de brincar com ele.

Na casa

  • Compre um filtro HEPA. O sistema filtra o ar reduzindo as impurezas que ficam suspensas. Alguns modelos de ar-condicionado com esse tipo de filtro chegam a remover até 99% dessas substâncias;
  • Tenha um piso que possa ser facilmente limpo, varrendo com facilidade os pelos que caem;
  • Faça uma higienização de estofados e nos tapetes a cada 6 meses. A limpeza diária com aspirador de pó ajuda, claro, mas não retira a poeira, os pelos e os ácaros que ficam incrustados nas partes mais internas. Apenas uma limpeza profunda profissional, com os produtos adequados, pode fazer a remoção da forma correta;
  • Faça uma impermeabilização no sofá. Após a limpeza – ou quando os estofados estão novos – o serviço cria uma camada protetora sobre o tecido. Dessa forma, não apenas os líquidos não penetram, evitando manchas, mas partículas sólidas, como a poeira e os pelos, também ficam apenas na superfície. Assim você facilita a limpeza diária, evitando o acúmulo de pelos.

Seguindo essas dicas você vai conviver perfeitamente com nossos amigões peludos e resolver a alergia a pelo!

Quer saber mais sobre higienização e impermeabilização de estofados? Entre em contato com a Air Flix e aproveite para fazer um orçamento sem compromisso!

Casa limpa é mais agradável e saudável

Deixe seus móveis livres de agentes causadores de alergias e irritações, clique abaixo e solicite um orçamento de higienização para estofados.

Deixe uma resposta