Garantir um ambiente de trabalho saudável é uma das principais características de um bom gestor. Hoje sabe-se que a produtividade e a criatividade são diretamente influenciadas pela forma como os funcionários se sentem na empresa.
A maior valorização do funcionário como ser humano tem reduzido os índices de turnover, mas para isso é preciso tomar ações estratégicas. Veja agora 8 passos para criar um ambiente de trabalho que melhore o bem-estar dos colaboradores e incentive o crescimento corporativo.
#1. Cultura emocional: fundamental no ambiente de trabalho saudável
Antes de mais nada, é preciso entender que as emoções compartilhadas no ambiente de trabalho impactam diretamente os resultados. Um local agradável, onde há mais um senso de cooperação do que competição, melhora o nível de satisfação da equipe e a qualidade da produção.
Parte do gestor dar o exemplo de companheirismo e liderança positiva, mostrando dignidade, reconhecimento e respeito mútuo. O senso de pertencimento e de lealdade influenciam diretamente os resultados finais.
#2. Saiba ouvir seus colaboradores
Em um ambiente de trabalho saudável, não há apenas cobranças e determinações. Muito pelo contrário. Um bom líder sabe reconhecer e celebrar as diferenças que agregam mais valor à experiência comum.
É preciso saber ouvir para manter ativo o fluxo de diversidade de ideias para a formação de novas perspectivas e oportunidades. Dessa forma, o ambiente de trabalho acaba resultando em um celeiro criativo, que impacta positivamente os resultados.
#3. Crie uma relação fora do ambiente de trabalho
Um bom gestor não é superior ou distante. Por isso, frequente os locais que seus funcionários vão, participe de happy hours, almoce com seus colegas de trabalho. O relacionamento fora do expediente colabora para um maior entrosamento no na hora do batente.
#4. Crie ambientes mais naturais
Uma forte tendência da decoração corporativa hoje é justamente deixar a dureza tradicional do ambiente empresarial de lado. Seja mais informal. Invista em plantas, que criam aconchego, refrescam, relaxam e aumentam a sensação de bem-estar.
Incentive a colocação de objetos pessoais nas mesas e computadores, como porta-retratos, papéis de parede personalizados ou bonequinhos de coleção, por exemplo.
A personalização do espaço do colaborador cria uma maior identificação individual e propicia a criatividade.
Quando a aparência do ambiente de trabalho é muito restritiva ou neutra, não impulsiona a vontade de permanecer no local, o que antiproducente.
#5. Ambiente de trabalho deve ser confortável
Um ponto importante é investir no conforto de cada colaborador. O mobiliário deve ver ergonômico, de forma a atender aos mais diferentes tamanhos e alturas sem prejuízo para a saúde.
De acordo com Ministério do Trabalho, as dores nas costas ou dorsalgia, são a quinta maior causa de afastamento do trabalho.
Invista em acessórios e equipamentos ergonômicos, que evitem dores posturais que atrapalham a concentração, interferem no humor e impactam negativamente o resultado final.
#6. Trabalhe de forma colaborativa
Por mais que você, como chefe ou gestor, tenha experiência e saiba que dá conta, procure trabalhar colaborativamente. A atitude incentiva o espírito de equipe e acaba replicando a atitude em outros líderes, colaborando para o sentimento de unidade.
#7. Atenção à climatização
Nada demais, nada de menos. Muitas vezes é quase impossível agradar a todos quando o assunto é climatização – e esse é um motivo bastante comum de atritos entre membros da equipe.
Para evitar desconforto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda que a temperatura do ar-condicionado fique em torno dos 23º C. Ela até pode variar um pouco para cima ou para baixo, mas não deve passar dessa faixa tanto no inverno quanto no verão.
#8. Cuidado com a saúde dos funcionários
Um ambiente de trabalho saudável é um ambiente livre de agentes que podem prejudicar a saúde. Mantenha sempre os sistemas de refrigeração bem limpos, com filtros trocados regularmente.
Sofás, poltronas e estofados em geral devem ver higienizados profissionalmente. Espaços fechados, como os escritórios, são mais suscetíveis a ácaros, fungos, poeira, poluição e demais agentes alérgenos a limpeza diária não consegue exterminar.
Alergias, rinites e dermatites alérgicas também são causas comuns de afastamento do trabalho. Uma boa impermeabilização também colabora para que o ambiente fique mais limpo com segurança, já que impede que substâncias e agentes causadores de alergias penetrem nos tecidos.
Com essas dicas o gestor conseguirá um ambiente de trabalho muito mais saudável, com colaboradores mais dedicados e produtivos.
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