8 passos para criar um ambiente de trabalho propício para o crescimento

Air Flix higienização

5min. de leitura

Garantir um ambiente de trabalho saudável é uma das principais características de um bom gestor. Hoje sabe-se que a produtividade e a criatividade são diretamente influenciadas pela forma como os funcionários se sentem na empresa.

A maior valorização do funcionário como ser humano tem reduzido os índices de turnover, mas para isso é preciso tomar ações estratégicas. Veja agora 8 passos para criar um ambiente de trabalho que melhore o bem-estar dos colaboradores e incentive o crescimento corporativo.

#1. Cultura emocional: fundamental no ambiente de trabalho saudável

Antes de mais nada, é preciso entender que as emoções compartilhadas no ambiente de trabalho impactam diretamente os resultados. Um local agradável, onde há mais um senso de cooperação do que competição, melhora o nível de satisfação da equipe e a qualidade da produção.

Parte do gestor dar o exemplo de companheirismo e liderança positiva, mostrando dignidade, reconhecimento e respeito mútuo. O senso de pertencimento e de lealdade influenciam diretamente os resultados finais.

#2. Saiba ouvir seus colaboradores

Em um ambiente de trabalho saudável, não há apenas cobranças e determinações. Muito pelo contrário. Um bom líder sabe reconhecer e celebrar as diferenças que agregam mais valor à experiência comum.

É preciso saber ouvir para manter ativo o fluxo de diversidade de ideias para a formação de novas perspectivas e oportunidades. Dessa forma, o ambiente de trabalho acaba resultando em um celeiro criativo, que impacta positivamente os resultados.

#3. Crie uma relação fora do ambiente de trabalho

Um bom gestor não é superior ou distante. Por isso, frequente os locais que seus funcionários vão, participe de happy hours, almoce com seus colegas de trabalho. O relacionamento fora do expediente colabora para um maior entrosamento no na hora do batente.

#4. Crie ambientes mais naturais

Uma forte tendência da decoração corporativa hoje é justamente deixar a dureza tradicional do ambiente empresarial de lado. Seja mais informal. Invista em plantas, que criam aconchego, refrescam, relaxam e aumentam a sensação de bem-estar.

Incentive a colocação de objetos pessoais nas mesas e computadores, como porta-retratos, papéis de parede personalizados ou bonequinhos de coleção, por exemplo.

A personalização do espaço do colaborador cria uma maior identificação individual e propicia a criatividade.

Quando a aparência do ambiente de trabalho é muito restritiva ou neutra, não impulsiona a vontade de permanecer no local, o que antiproducente.

Ambiente de Trabalho - Air Flix

#5. Ambiente de trabalho deve ser confortável

Um ponto importante é investir no conforto de cada colaborador. O mobiliário deve ver ergonômico, de forma a atender aos mais diferentes tamanhos e alturas sem prejuízo para a saúde.

De acordo com Ministério do Trabalho, as dores nas costas ou dorsalgia, são a quinta maior causa de afastamento do trabalho.

Invista em acessórios e equipamentos ergonômicos, que evitem dores posturais que atrapalham a concentração, interferem no humor e impactam negativamente o resultado final.

#6. Trabalhe de forma colaborativa

Por mais que você, como chefe ou gestor, tenha experiência e saiba que dá conta, procure trabalhar colaborativamente. A atitude incentiva o espírito de equipe e acaba replicando a atitude em outros líderes, colaborando para o sentimento de unidade.

#7. Atenção à climatização

Nada demais, nada de menos. Muitas vezes é quase impossível agradar a todos quando o assunto é climatização – e esse é um motivo bastante comum de atritos entre membros da equipe.

Para evitar desconforto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda que a temperatura do ar-condicionado fique em torno dos 23º C. Ela até pode variar um pouco para cima ou para baixo, mas não deve passar dessa faixa tanto no inverno quanto no verão.

#8. Cuidado com a saúde dos funcionários

Um ambiente de trabalho saudável é um ambiente livre de agentes que podem prejudicar a saúde. Mantenha sempre os sistemas de refrigeração bem limpos, com filtros trocados regularmente.

Sofás, poltronas e estofados em geral devem ver higienizados profissionalmente. Espaços fechados, como os escritórios, são mais suscetíveis a ácaros, fungos, poeira, poluição e demais agentes alérgenos a limpeza diária não consegue exterminar.

Alergias, rinites e dermatites alérgicas também são causas comuns de afastamento do trabalho. Uma boa impermeabilização também colabora para que o ambiente fique mais limpo com segurança, já que impede que substâncias e agentes causadores de alergias penetrem nos tecidos.

Com essas dicas o gestor conseguirá um ambiente de trabalho muito mais saudável, com colaboradores mais dedicados e produtivos.

Quer saber mais sobre higienização e impermeabilização de estofados em ambiente corporativo? Entre em contato com os especialistas da Air Flix e tire todas as suas dúvidas!

Veja também

Sobre a Air Flix® higienização

Fundada em 2016, a Air Flix® foi projetada para oferecer um trabalho de qualidade, satisfação e compromisso. Desde então, o fundador e engenheiro Maurício Rodrigues, juntamente de sua esposa Vanessa, testaram procedimentos, logística, queixas e tudo que se fez necessário para receber a aprovação da proposta de trabalho.

Hoje, com mais de 2 mil clientes atendidos, a Air Flix proporciona um experiência de atendimento única, reforçando seu compromisso com a segurança e qualidade dos serviços prestados.

ENVIAR MENSAGEM
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos te ajudar?