7 passos simples para manter a casa limpa (com crianças e pets!)

7 passos simples para manter a casa limpa (com crianças e pets!)

Manter a casa limpa nem sempre é fácil – ainda mais quando crianças e pets se juntam no mesmo ambiente. Limpa aqui, limpa dali, mas vamos ser sinceros: é difícil unir beleza, conforto e limpeza quando há mãozinhas sujas o tempo todo e pelos por todos os lados.

Quer uma fórmula mágica para deixar a casa limpa o tempo inteiro? Não há. Mas mesmo sem magia é possível “fazer milagre” com 7 truques até bem fáceis. Ficou curiosa? Então vem com a gente e descubra quais são eles!

  1. Simplifique para manter a casa limpa

Para manter a casa limpa a primeira palavra de ordem é “simplificar”. Afinal, quanto mais coisas, mais lugares para o acúmulo de pelos e poeira. Para isso, basta fazer um exercício simples de desapego. Guarde algumas lembranças queridas, mas liste prioridades.

Organize a fiação, procure colocar os livros em prateleiras fechadas – como cristaleiras ou padarias – livre-se do excesso de objetos e dos móveis difíceis. Objetos sem uso em casa são sinônimo de bagunça.

Brinquedos que não são mais usados podem fazer a alegria de outra criança. E procure fazer sempre um consumo consciente das coisas, evitando excessos e desperdícios.

  1. Organizadores ajudam a manter a casa limpa

Caixas organizadoras são ideais para guardar a bagunça e ajudar a manter a casa limpa. Além de evitar que os brinquedos fiquem empoeirados, também liberam o caminho, deixando mais espaço para limpar a casa mais facilmente.

Use caixas de plástico, cestos de vime, baús de madeira, gaveteiros etc. Outra boa dica é ter móveis funcionais. Escolha camas e sofás com gavetões embutidos, mesas com prateleiras abaixo do tampo, pufes que se abrem ou o rack da televisão. E separe um desses organizadores para os brinquedinhos do pet.

  1. Elimine o mau cheiro

Você já reparou que o amoníaco tem o cheiro parecido com o da urina? Então, na hora de manter a casa limpa, nada de amoníaco. A casa vai até estar limpa, mas o cheirinho dará uma sensação desagradável de sujeira.

Opte por outros produtos que não contenham a substância e odorizadores naturais. Uma boa dica são os feitos com frutas, como os feitos com cascas de frutas. São fáceis de fazer e deixam um aroma gostoso pela casa.

INFOGRÁFICO GRÁTIS

Super Guia Casa Limpa & Pets Felizes

Descubra como Viver em Harmonia Com Seu Pet e manter a Casa Limpa

  1. Incentive seu filho a participar da organização

É preciso que se filho entenda que ele também deve ajudar a manter a casa organizada. Desde os 2 aninhos, por exemplo, ele já pode ir “brincando” de guardar seu brinquedinhos na caixa organizadora.

Aos 4 ele já pode arrumar a mesa do almoço e, aos 5, guardar sua roupinha na gaveta ajudando a arrumar o quarto. Aos 8, ele já pode até se encarregar de limpar a sujeira do pet. Assim fica mais fácil manter a casa limpa.


  1. Mantenha a casa sempre bem ventilada

Casa Limpa

Com receio de deixar mais poeira entrar, muita gente passa os dias com a janelas trancadas. Mas casa fechada não é sinônimo de casa limpa, muito pelo contrário. É preciso que haja renovação do ar interno para que o ambiente fique saudável.

Abra mão do espanador – que só serve para espalhar a sujeira – limpe (ou peça para a empregada) os móveis com um pano úmido e passe aspirador de pó nos estofados para remover o excesso de poeira superficial. Mas mantenha as janelas abertas.

  1. Faça uma limpeza profissional no sofá a cada 6 meses

Além de fazer, é preciso manter. A questão é que, na maioria das vezes, só a limpeza diária não dá conta disso – e os ácaros permanecem lá, cada vez mais felizes com a quantidade de poeira acumulada.

A dica, então, é fazer uma higienização dos estofados a cada 6 meses. Além do sofá, higienize também pufes poltronas e até o tapete. Isso também vai ajudar a remover manchas de bebidas ou dos fluidos corporais, nossos e dos pets. Pelos, restinhos de comida, poeira e ácaros também são eliminados.

Aqui, fica a dica: quando fizer, já deixe a próxima higienização marcada. Assim você tem a certeza de a casa ficar sempre limpinha e saudável.

  1. Impermeabilize os estofados

Depois da higienização ou se o estofado for novo, assim que ele chegar faça logo uma impermeabilização. Essa tecnologia cria uma camada protetora sobre o tecido, impedindo que líquidos penetrem nos estofados. Assim, se um refrigerante ou mesmo vinho cair, você consegue remover sem deixar mancha.

Por outro lado, a impermeabilização também mantém os pelos e a poeira na superfície, facilitando a limpeza. Ou seja, casa limpa de forma muito mais fácil e rápida.

E então, gostou das nossas ideias para manter a casa limpa mesmo com crianças e pets?

Quer aproveitar e saber mais sobre higienização e impermeabilização de sofás? Deixe sua pergunta nos comentários e continue acompanhando nossos posts!

Casa limpa é mais agradável e saudável

Deixe seus móveis livres de agentes causadores de alergias e irritações, clique abaixo e solicite um orçamento de higienização para estofados.

Deixe uma resposta