Limpeza à prova de crianças e pets

Limpeza à prova de crianças e pets

Quem tem sabe: crianças e pets deixam a vida mais gostosa, mas dão trabalho, principalmente na hora da limpeza. E não dá para regular muito. São mãozinhas sujas no sofá, pés com sapatinhos na poltrona, às vezes um pipi no tapete, uma fralda vazando no estofado, pelos para todo lado.

Manter a casa limpa se torna um verdadeiro desafio, mas a convivência com todo esse amor incondicional compensa, claro. Por isso nós separamos algumas dicas de limpeza que vão ajudar você a curtir ainda mais a casa com seus kids e pets. Fique ligada e mãos à obra!

Aspirador de pó: um amigo poderoso na limpeza

O aspirador de pó pode ser seu maior aliado na limpeza diária. Sim, diária, porque, em casa com crianças e pets, se você deixar para amanhã, só piora. Por isso, passe aspirador de pó todos os dias nos estofados para tirar os pelos, principalmente na época de troca.

O aparelho também é a melhor opção para remover o excesso daqueles restinhos de comida que sempre acabam caindo, por mais que a criança tenha sua tigelinha. Mas fique atenta, porque mesmo passando aspirador de pó todos os dias, você realmente só estará removendo o excesso.

O ideal é fazer uma limpeza profunda profissional a cada seis meses, para retirar também a poeira, os ácaros e os fungos que ficam presos nas estruturas mais profundas dos sofás.

Luva de borracha e pedra pome: dois aliados inesperados

Lembra das aulas de estática da escola? É hora de fazer uso prático da teoria. Luvas de borracha em punho, basta esfregá-las nos estofados e nos móveis. Assim, grande parte dos pelos vão aderir às luvas por causa da geração de eletricidade.

Depois é só lavá-las em água corrente e deixar secar para repetir o processo no dia seguinte.

Outra boa surpresa é a pedra-pome, aquela mesma usada para a pedicure. A dica, aqui, é passar a pedra pelo tapete antes de usar o aspirador de pó. Nesse caso, a pedra vai ajudar fazendo com que os pelos se desgrudem do tapete, facilitando a limpeza.

Elimine o mau odor

Não tem jeito, casa que tem cães e gatos acabam com um cheirinho, digamos, especial. Para eliminar o odor desses amigões de quatro patas, o bicarbonato é uma ótima opção de limpeza.

Na caixa do bichano, ele deve ser colocado antes de entrar a areia. Seu gato nem vai perceber, mas ele vai neutralizar o cheirinho de xixi.

INFOGRÁFICO GRÁTIS

Super Guia Casa Limpa & Pets Felizes

Descubra como Viver em Harmonia Com Seu Pet e manter a Casa Limpa

Evite o excesso de coisas

Sabe aquele papo de que água demais mata a planta? Isso porque tudo o que é demais prejudica. E vale para qualquer coisa: comida, bebida, gordura, proteína, objetos, acessórios, roupas, brinquedos. Por outro lado, quanto mais entulhada a casa, mais difícil a sua limpeza.

Então livre-se dos excessos. Seu pequeno ganhou brinquedos demais no aniversário? Doe os antigos. Faça o mesmo com roupas que não cabem mais, livros já lidos e relidos.

O que está demais na sua casa e ajuda a cumular poeira e ácaros, pode ser da medida certa para alguém. Ensine o uso responsável das coisas e otimize a limpeza dos cômodos.

Incentive a ajuda das crianças

Procure incluir as crianças na rotina de limpeza da casa. A partir dos 8 anos já há várias tarefas em que eles podem ajudar você. Botar a mesa do almoço e colocar o lixo para fora, dar banho e limpar a sujeira do pet são algumas delas.

Já os pré-adolescentes podem lavar a louça, lavar o banheiro, ir à padaria, ir ao banco e ajudar na faxina.

Comece com tarefas pequenas, incentivando-os a começar e terminar tudo o que fazem. Vá ensinando aos poucos, agregando conhecimento devagar para que não desanimem.

O importante é fazer da participação na limpeza da casa um hábito – que os tornará adultos muito mais saudáveis e companheiros.

Higienize e impermeabilize os estofados

Fazer uma limpeza profunda é essencial para manter seus estofados à prova de kids e pets. Mas vamos por partes, para obter o resultado mais eficiente e duradouro. O primeiro passo é fazer uma higienização com uma empresa especializada.

Mas saiba escolher: é preciso que ela utilize produtos importados de primeira linha e específicos para o material do seu sofá. Assim ele ficará não apenas limpo, mas também com aspecto de novo.

Essa higienização vai promover uma limpeza onde o aspirador de pó não alcança e remover sujeiras de vários tipos. É a única forma de eliminar manchas, restinhos de comida, resíduos corporais, poeira, pelos, fungos e ácaros, juntamente com seus dejetos e outros ácaros mortos.

Depois, o ideal é fazer uma impermeabilização. Os dois serviços podem ser feitos separadamente, mas o interessante é que ao impermeabilizar depois da limpeza profunda você está criando uma espécie de blindagem.

Assim, não só a poeira não penetra tão facilmente no tecido, como ele deixa de absorver líquidos e mesmo os semi-sólidos são bem mais fáceis de tirar.

Seguindo essas dicas e fazendo a limpeza profissional regularmente, seus estofados vão ficar praticamente à prova de bichos e crianças!

Quer saber mais sobre limpeza profissional de sofás e estofados em geral? Fale com um dos especialistas da Airflix e continue acompanhando nossos posts!

Deixe uma resposta