Higienização de estofados e saúde: tudo o que você precisa saber

Higienização de estofados e saúde: tudo o que você precisa saber

Manter uma casa requer atenção a diversos aspectos. Afinal, muito além da estética, é preciso que os ambientes atendam às necessidades de seus moradores.

A vida moderna e multifuncional pede praticidade, os momentos de descanso pedem conforto e a mente pede beleza e harmonia. Em meio a isso tudo, muitas vezes é a saúde que sofre, mesmo sem que percebamos.

Por exemplo, você sabia que a higienização de estofados colabora para uma vida mais saudável? Veja por que a limpeza do sofá e a saúde da sua família estão tão intimamente relacionados.

Higienização de estofados pode prevenir doenças

Que atire a primeira taça quem nunca derramou uma gota de vinho, ou quem consegue tirar até o último pelinho do gato do sofá. Por mais que se tenha cuidado, se olhar bem de pertinho todo mundo vai ver muita coisa que o aspirador de pó não consegue eliminar.

O problema é que esses resquícios do dia a dia vão se acumulando e, sem que se perceba, formando verdadeiras colônias de ácaros, fungos e bactérias. Por isso, se por um lado a higienização de estofados é perfeita para dar nova aparência e vida útil à peça, por outro ela é essencial para prevenir contra problemas de saúde.

Por que os estofados acumulam tantos resíduos?

A verdade é que os ácaros estão por todo lado. Para se ter ideia, uma pesquisa da Unicamp mostra que 10% do peso do travesseiro se deve à quantidade de ácaros e seus detritos.

Há mais de 30 mil espécies desses microaracnídeos presentes em todos os grandes ecossistemas. Mas são justamente os domésticos que causam alergias e rinites.

De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai), 80% das alergias respiratórias no Brasil têm como principal alérgeno o ácaro da poeira domiciliar.

Além de adorarem ambientes úmidos e escuros – como os cantinhos dos estofados, tapetes, travesseiros, mantas, almofadas e bichinhos de pelúcia – os alimentos preferidos dos ácaros são a própria poeira, escamas de pele e restinhos de comida.

Ou seja, tudo aquilo que costuma se infiltrar no sofá todas as vezes que vamos ver televisão, receber os amigos, beber um vinho na noite de sexta-feira ou assistir a um bom filme comendo pipoca, por exemplo.

Por que os ácaros provocam alergia?

Os ácaros encontram no escurinho e na umidade do sofá o ambiente ideal para se reproduzir. Um sofá de três lugares, por exemplo, pode abrigar mais de 200 ácaros e seus detritos – fezes e ácaros mortos. Conforme o tempo de uso sem a higienização adequada o número só faz aumentar.

A questão é que, cada vez que alguém senta, é como se todas essas substâncias fossem pulverizadas para o ar. É quando algumas são inaladas e outras voltam a cair no sofá, voltando a compor a camada de ácaros.

Por outro lado, o que mais provoca alergias não são exatamente os ácaros vivos, mas sim suas fezes. Elas têm enzimas digestivas que atacam a mucosa humana, e os ácaros mortos. Quando são inalados os mecanismos de defesa de quem é alérgico desenvolvem uma resposta exagerada, gerando uma crise alérgica.

Limpeza profissional deve ser feita a cada 6 meses

Controlar a quantidade de ácaros, portanto, é essencial para manter um ambiente saudável em casa. Para isso, de acordo com os alergologistas, além da limpeza diária é necessário fazer uma higienização de estofados a cada seis meses para manter um bom controle dos alérgenos.

Esse é o período indicado tanto para quem já sofre de alergias, sejam crianças, jovens, adultos ou idosos, quanto para locais em que o uso dos estofados é frequente. Já se o sofá tiver pouco uso, como em casas de veraneio ou em cômodos raramente usados da casa, a higienização pode ser feita uma vez por ano.

Acabar totalmente com os ácaros no ambiente doméstico ou profissional é praticamente impossível. No entanto, outra grande aliada da higienização de estofados é a impermeabilização.

Essa camada protetora instalada após a limpeza profissional retém a água. Isso impede que ela penetre no tecido, deixando-o úmido e manchado. Além disso, ela também torna mais fácil a limpeza diária da poeira, mantendo-a na superfície do sofá.

Lembre-se que a limpeza profunda profissional também pode ser feita em tapetes, almofadas, bancos de carros e nos ambientes corporativos. Ao fazer a higienização dos estofados de forma regular você está preservando não apenas a estética dos seus móveis, mas também a saúde da sua família.

Quer saber mais sobre a higienização de estofados e seus benefícios? Deixe aqui sua sugestão e continue acompanhando nossos posts!

Deixe uma resposta