Não tem jeito: a sala de estar não é “apenas” mais um cômodo da casa. É nela que recebemos nossos amigos, as pessoas que mais amamos. Onde, muitas vezes, temos notícias que nos levam lágrimas aos olhos – pelos mais variados motivos. Por isso, os móveis para sala de estar devem ser escolhidos com cuidado.
Eles devem refletir não apenas a nossa personalidade, mas também todo o respeito e o carinho com que recebemos quem mais gostamos.
Na hora de escolher os móveis para sala de estar, alguns deles, naturalmente, têm destaque. É o caso do sofá, que costuma ser a figura central da decoração.
No entanto, há alguns outros, considerados coringas, que também não podem faltar. Eles nos ajudam a receber ainda melhor nossas visitas e complementam o papel do sofá. Veja quais são e como escolher.
Móveis para sala de estar pequena: sofá-cama
Não é por que o espaço é reduzido que você não vai receber bem. Muito pelo contrário. Uma boa pedida é trocar o sofá tradicional por um sofá cama bem confortável.
Há modelos muito variados e confortáveis, de todos os tamanhos e estilos. Escolha um que caiba direitinho no seu ambiente e não tenha medo de receber visitas para dormir.
Mas não esqueça: além do conforto do modelo, a limpeza e higienização são fundamentais. Afinal, você não vai querer sua visita com alergia ou se sentindo mal por conta de algum odor estranho.
Faça uma higienização profissional a cada seis meses, removendo ácaros, fungos, poeiras, restos de comida, pelos, restos de pele e microrganismos que ficam incrustados nas camadas mais profundas do estofado.
Para garantir uma vida ainda mais longa à peça, aproveite e impermeabilize. Assim você vai poder receber sua visita tranquilamente, sem medo de manchas.
Aparador e suas mil e uma funções
Hoje o aparador é um do mais indispensáveis móveis para sala de estar. Pare para pensar e vai descobrir um infinidade de funções para a peça. Como o próprio nome já diz, ela serve de apoio para o que você quiser: objetos de arte, lembranças de viagem, coleções, vasos com plantas ou imagens religiosas, por exemplo.
Nos dias de festa, entretanto, o aparador é perfeito para apoiar taças e copos, assim como pratos de petisco. Durante a semana, ele pode ser utilizado como mesa de almoço ou escrivaninha – para o home office ou o dever de casa das crianças.
É outro móvel que se adapta bem a qualquer estilo, já que pode ser encontrado nos mais diferentes materiais e modelos.
Rack, baú e módulo: tudo escondido
Ele são um verdadeiro pulo do gato quando o assunto é funcionalidade dos móveis para sala de estar. Aqui, a ideia é promover mais espaço para guardar objetos que não precisam ficar à vista.
Rack, baús e módulos, na verdade, são multifuncionais. Enquanto sustentam a TV, também podem guardar roupa de cama ou de inverno que são pouco usadas, livros, eletrônicos, coleções, etc. Até a bagunça das crianças quando a visita chega de surpresa.
Pufes: O assento que pode virar mesa
Aqui a ideia é aproveitar o modelo certo para garantir maior versatilidade. Vários pufes podem se tornar mesa de apoio ou de centro – basta que tenham a parte superior um pouco mais rígida.
Dessa forma, é possível ter móveis para a sala de estar que se multiplicam, aumentando os lugares no cômodo ou apenas garantindo mais apoio para os drinks.
Sofá, o elemento central da sala de estar
É claro, ele não pode faltar: o sofá. Aqui, a maior regra para escolher o modelo certo é que seja confortável, tenha cor harmoniosa com a decoração e permita um bom espaço de circulação.
Há modelos de canto, de dois, três e quatro lugares, conjuntos com poltronas, sofás reclináveis, enfim, uma infinidade à sua escolha. Mas, como costuma ser um item caro, invista na sua durabilidade e beleza mesmo com o passar do tempo.
Faça uma impermeabilização assim que ele chegar da loja. Dessa forma você consegue manter suas características originais por mais tempo. Conforme o uso, não esqueça de repetir o processo de limpeza profissional a cada seis meses. Assim, você elimina qualquer mancha antes que fique muito retida no tecido e também deixa a casa mais saudável.
Para reduzir o desgaste, a impermeabilização é perfeita para evitar aqueles pingos de bebida ou taças que sempre acabam sendo derramadas. O processo não deixa que os líquidos penetrem, facilitando a limpeza e aumentando a vida útil da peça.
Ficou curiosa, quer saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando nossos posts e venha conhecer a Air Flix!