Vergonha das visitas? 5 dicas para recepcionar de forma impecável

Vergonha das visitas? 5 dicas para recepcionar de forma impecável

Ter uma casa limpa é essencial para receber visitas, mas uma boa recepção guarda diversos segredinhos. Uma ótima dica para não errar é pensar no que elas reparam quando chegam à sua casa – e como você mesma gosta de ser recepcionada.

Então, nada de ficar tensa porque vai receber visitas em casa. Veja o que realmente faz diferença para montar uma bela recepção e arrase como anfitriã!

Segredo da boa recepção: pegue as visitas pela boca

Não é à toa que se diz que o peixe morre pela boca. Aqui não precisa ser nada tão drástico, mas uma boa recepção necessariamente passa pela cozinha. Então, nada de deixar para em cima da hora. Mostre que você se importa com suas visitas e programe-se.

Faça uma lista do que servir e vá com antecedência ao mercado, para não correr o risco de faltar alguma coisa. Deixe tudo semi-preparado para não ficar enrolada e procure diversificar.

Aposte em pequenas porções, que não ocupem muito as mãos e não interrompam a conversa. Boa dica são os canapés, finger foods, antepastos e pastas.

Faça comidinhas também para quem é vegan e drinks de vários sabores. Se o pessoal é da cerveja, não esqueça que ela deve estar bem gelada quando chegarem. Aproveite e separe também copos e a louça que será utilizada, assim você não perde tempo procurando nada.

E não esqueça de deixar sempre vários guardanapos por perto, claro, porque nessas horas a sujeirinha no sofá é praticamente inevitável.

Receber Visitas

Atenção à iluminação

Uma casa bem iluminada chama a atenção dos convidados, mas cuidado. Aqui alguns truques também deixam mais confortáveis suas visitas em casa. De dia, a iluminação natural é primordial. Abra janelas e portas, deixe que a luz do sol banhe sua casa. Isso dá a sensação de ambiente limpo e eleva o astral do encontro.

À noite, dê preferência à luz indireta. Ela cria um ambiente mais acolhedor e instiga a conversa entre amigos. Use e abuse de abajures, pendentes e arandelas.

Uma boa dica são os festões, que ficam ótimos em varandas e no jardim. Para um clima ainda mais aconchegante, invista em tochas e velas em gaiola ou lanternas de ferro, por exemplo.

Tenha sempre assentos disponíveis

Procure ter em casa assentos-coringas, como banquetas altas, pufes, cadeiras dobráveis, bancos empilháveis etc. Claro que sempre pode chegar mais pessoas do que você espera, mas é sempre bom ter alguns desses itens em casa – principalmente nos espaços pequenos.

Essas peças são interessantes, também, porque podem servir com mesinhas de apoio para copos e petiscos. Sem ocupar muito espaço, elas são ideais para deixar suas visitas em casa mais confortáveis.

Mantenha o banheiro sempre perfumado

O banheiro deve estar impecável, claro, mas deixar alguns itens à mão melhora ainda mais sua recepção. Confira sabonetes, troque e organize as toalhas, coloque um vasinho com flores ou um potinho com sabonetes cheirosos.

É sempre de bom tom, também, deixar à vista uma caixinha charmosa com itens de primeiros socorros, como remedinhos para dor de cabeça e esparadrapo. E não esqueça: papel higiênico deve ser bastante e estar disponível para ser substituído com facilidade.

Dê especial atenção ao sofá

Não tem jeito, os estofados são peças centrais de qualquer recepção. Afinal, é neles que grande parte da confraternização acontece. Por isso mesmo, ele é um dos itens que mais atraem a atenção da visita em casa.

Mantê-lo sempre muito bem limpo, portanto, é fundamental. Manchas, poeira, mau cheiro, cabelos e restinhos de comida são muito, mas muito mal quistos nessas ocasiões.

Por isso, capriche. Faça uma limpeza profissional profunda, que elimina a sujeira, remove manchas e ainda deixa um cheirinho gostoso no seu sofá. Depois dessa higienização, aproveite e faça no tapete também, se houver.

E fica a dica: para evitar infortúnios durante a recepção, impermeabilize sofás e poltronas. Assim você evita que fiquem manchados por causa da queda de vinho, por exemplo – e também gerar constrangimento para a visita.

Seguindo essas dicas você vai fazer uma recepção maravilhosa para as visitas em casa e colecionar elogios, além de se organizar de forma rápida e prática.

E você, tem mais dicas de recepção? Como costuma se organizar para receber suas visitas em casa? Compartilhe conosco sua experiência!

Deixe uma resposta