4 pontos importantes para orientar a diarista no primeiro dia de trabalho

Air Flix higienização

5min. de leitura

Cada casa tem seu ritmo, mas por falta de experiência ou de informação, muito erra quem deixa a diarista dar o tom da limpeza. Cabe à dona da casa, desde o primeiro dia, estabelecer regras e cronogramas que devem ser seguidos para que a organização não se perca.

Dessa forma é possível garantir um bom aproveitamento do dia de trabalho, com uma limpeza eficiente que deixe todo ambiente arrumado e saudável.

Por mais experiente que a funcionária seja, é preciso ter em mente que toda empregada doméstica precisa de orientação para executar sua função de forma eficiente.

Principalmente nos primeiros dias, é preciso também ficar atenta à forma como cada tarefa é executada. Corrija o que estiver errado, mas lembre-se que o planejamento é feito de forma a orientar a empregada doméstica em relação à sua casa em particular, portanto pode ser preciso um tempo de adaptação.

1. Evite tarefas desnecessárias para a diarista

Mantenha o foco no bom aproveitamento do dia pela empregada doméstica. Ela deve cuidar da arrumação e limpeza da casa. Objetos, roupas e tudo o mais que pode ser guardado com antecedência deve ser tirado do seu caminho. Assim não há desperdício de tempo.

2. Compre os materiais de limpeza

Um ou dois dias antes da diarista chegar, faça uma avaliação do armário de produtos de limpeza e veja se está faltando alguma coisa. Não esqueça de incluir na conta os panos de chão, esfregões, baldes, flanelas e esponjas.

materiais de limpeza para diarista

3. Estabeleça prioridades para a diarista

Faça uma lista de prioridades para a diarista seguir. Ela deve começar pela limpeza mais pesada, passando, ao longo do dia, para as tarefas menos importantes.

A relação de tarefas deve levar em consideração o ritmo da casa e a frequência que a diarista irá trabalhar para você.

Se a empregada doméstica for mensalista, o planejamento deve incluir um calendário com o dia da semana em que cada tarefa será realizada e até o tempo médio que deve ser levado em cada uma delas.

calendário de limpeza para diarista

4. Defina como a limpeza deve ser realizada

É importante que o cronograma inclua também a forma como cada tarefa deve ser executada. Dessa forma você está estabelecendo um controle de qualidade e evitando mal-entendidos posteriores.

Sofá e estofados em geral

Estofados merecem atenção especial por causa da grande quantidade de poeira, fungos, ácaros e sujeira em geral que fica acumulada no tecido.

A limpeza comum não consegue remover todos os ácaros, que permanecem nas camadas mais profundas do sofá. Se o móvel for limpo com espanador, por exemplo, a diarista apenas vai espalhar nuvens de ácaros por toda a sala.

O ideal é que todos os estofados e tapetes sejam limpos com aspirador de pó e, a cada 6 meses, seja feita uma higienização profissional com empresa especializada para uma remoção mais completa.

Armários

Todos os armários da casa devem sempre ser limpos por dentro e por fora.

Defina se a diarista deve fazer também a limpeza e arrumação dos guarda-roupas. Isso vai depender da suas preferências pessoais, mas deve ficar bem claro se será ou não incumbência dela.

Cuidados ao lavar roupas

Defina os dias para a lavagem separada das roupas de acordo com a cor; as de cama, mesa e banho; e também as íntimas. Determine qual o produto que deve ser utilizado para cada uma e o período adequado de molho.

Limpeza de pisos, móveis e objetos

A varrição do piso deve ser úmida (com esfregão ou pano e água com produto neutro) para não levantar nuvens de poeira. Da mesma forma, os móveis devem ser limpos com produtos próprios, siliconados.

Cuidados com o colchão

Estabeleça o dia da semana em que a roupa de cama deve ser trocada. Nesse mesmo dia deve ser feita a limpeza do colchão, também com aspirador de pó, em ambos os lados. Deixe agendada uma higienização de colchão com uma empresa especializada a cada seis meses.

Quer saber mais sobre orientações à diaristas? Compartilhe sua dúvida ou sugestão conosco aqui nos comentários!

Veja também

Sobre a Air Flix® higienização

Fundada em 2016, a Air Flix® foi projetada para oferecer um trabalho de qualidade, satisfação e compromisso. Desde então, o fundador e engenheiro Maurício Rodrigues, juntamente de sua esposa Vanessa, testaram procedimentos, logística, queixas e tudo que se fez necessário para receber a aprovação da proposta de trabalho.

Hoje, com mais de 2 mil clientes atendidos, a Air Flix proporciona um experiência de atendimento única, reforçando seu compromisso com a segurança e qualidade dos serviços prestados.