Primeira vez com um pet em casa? Parabéns, você acaba de ganhar um super amigo, que trará muita alegria para sua casa, você e sua família.
No entanto, é preciso saber que nem tudo são flores: principalmente para o bichinho, que está chegando em um ambiente desconhecido para ele. Por isso é preciso preparar a casa para recebê-lo com todo carinho que ele merece.
Por outro lado, alguns hábitos também deverão mudar, principalmente os de limpeza e higiene. Ter um pet em casa é muito bom – e tomar algumas providências ajudam a convivência a ficar melhor ainda.
Por isso, vale a pena prestar atenção nessas dicas para orientar bem todos os habitantes da casa, da família aos colaboradores e funcionários de limpeza.
Prepare um cantinho para o pet em casa
Assim como qualquer outro membro da família, seu novo amigão também merece ter seu próprio cantinho, com caminha, vasilhas separadas de água e comida, mantas (se o tempo estiver frio) e brinquedinhos próprios para ele.
O lugar deve ser abrigado e confortável. Se houver mais de um pet em casa é muito importante que as vasilhas sejam separadas e colocadas distantes para que mantenham um bom relacionamento entre eles na hora das refeições.
Defina também um cantinho para que ele faça suas necessidades. Isso é importante, mesmo que ele erre no início, a tendência é que adote o local.
Atenção quando o pet ficar sozinho em casa
Procure restringir o local de acesso quando o pet ficar sozinho em casa. Mas nada de confinamento: um portãozinho próprio separando-o do resto da casa já ajuda no processo de educação.
Mas não esqueça que ele deve ter livre circulação para o seu cantinho, com caminha, comida, água e brinquedos.
Conforme o pet se habituar, novos cômodos podem ser abertos para ele, até que possa circular livremente em toda a casa mesmo quando todos tiverem saído.
E lembre-se: se não houver grades ou qualquer dispositivo que detenha o pet em casa, portas e janelas devem ficar fechadas para evitar rotas de fuga. Ainda, se o lugar for muito fechado, providencie dispositivos de ventilação para o bem-estar do bichinho.
Atenção nas casas com quintal
Se sua casa possui quintal, melhor ainda, pois o pet terá mais espaço para correr, brincar e se exercitar. No entanto, da mesma forma que um apartamento oferece o risco de queda das janelas em andares altos, o jardim também pode conter alguns perigos.
Tome cuidado especial com objetos cortantes, prateleiras soltas ou baixas com objetos pesados onde ele possa se machucar.
Outro ponto importante é a altura dos muros, do portão e o vão entre as grades, tanto para que ele não saia, como para que outros não entrem.
Crie um cronograma
Receber um novo pet em casa requer responsabilidade com a saúde do animal. Observe o calendário de vacinas e vermifugação, e faça visitas regulares ao veterinário. Se for difícil a locomoção, peça visitas domiciliares.
Criar um cronograma para o pet shop também é importante. Mantenha uma regularidade para cortar as unhas, banhos e tosa. É importante também que seja feita uma escovação regular do pet, especialmente nos cães com pelos longos.
Crie novos hábitos de limpeza de estofados
Por mais que o seu mais novo amigão ame o seu próprio cantinho, com certeza ele vai amar muito mais ficar perto de você e dos lugares que você mais gosta.
Por isso é comum cães e gatos gostarem tanto de sofás, poltronas, camas e estofados em geral.
Então nada de brigar com seu pet por causa disso. A receita para uma convivência pacífica é criar novos hábitos de limpeza e higienização.
Oriente sua funcionária a trocar o espanador e a vassoura pelo aspirador e o pano úmido na limpeza diária. Além de andar mais rápido, evita que os pelos misturados à poeira e aos ácaros simplesmente se movam pela casa, ficando ainda mais espalhados.
Por outro lado, não abra mão dos serviços de uma empresa especializada em limpeza de estofados, tapetes e colchões. Para ter uma ideia, mesmo em uma casa sem pets há pelo menos 1,5 milhão de ácaros no colchão.
Organize um cronograma de limpeza especializada
Crie um cronograma de limpeza com uma empresa especializada e de qualidade.
A cada 6 meses faça a higienização de colchão. Essa periodicidade é a recomendada para que os ácaros sejam eliminados e não voltem a infestar a cama. Junto também são eliminados os pelos do pet que estiverem no local.
Esse mesmo período vale para os estofados: sofá, poltronas etc.
A higienização vai remover manchas, odores e também pelos, restinhos de comida e toda a poeira e ácaros mesmo das camadas mais profundas. Tudo sem danificar o tecido. Aproveite e deixe agendada também a lavagem de tapetes, eliminando completamente os pelos da sua sala de estar.
Pelo menos, uma vez por ano faça a impermeabilização do sofá. A camada protetora que evita que líquidos penetrem no tecido também evita que os pelos se agarrem no sofá, facilitando a limpeza diária.
Viu como é fácil receber bem seu pet em casa?
Aproveite nossas dicas e continue recebendo sempre novidades acompanhando nossos posts!