Já reparou que aquela sua amiga tem um sofá lindo há anos, basicamente o mesmo tempo que você, e o dela parece sempre novinho? Não é milagre nem as crianças e pets dela é que são diferentes. Muito provavelmente ela faz questão de impermeabilizar sofá uma vez por ano – afinal esse é um segredo que muita gente guarda a 7 chaves.
Lógico que um dia tudo acaba, por isso se o sofá for realmente muito antigo, o resultado não será o mesmo. Mas impermeabilizar sofá anualmente mantém o tecido sempre com aspecto de novo, principalmente se ele for novo ou depois de uma boa higienização profissional.
Quer saber mais motivos pelos quais impermeabilizar sofá? Conheça 5 deles e deixe para descobrir muitos outros no dia a dia!
#1. Impermeabilizar sofá impede a penetração de líquidos
Imagine deixar as crianças lanchando à vontade ou não esquentar a mínima se o vinho derramar logo na hora mais gostosa daquela noite? Seu sofá não precisa de manchas para contar histórias, não é verdade?
Impermeabilizar o sofá evita que os líquidos penetrem no tecido causando manchas. A camada protetora que é formada faz com que qualquer líquido forme bolhas que ficam apenas na superfície.
Basta um pedaço de papel toalha e rapidamente é tudo absorvido, sem qualquer rastro do que aconteceu. Vida muito mais tranquila e sem estresse.
#2. Evite fungos, mau cheiro e bolor em locais úmidos
Impermeabilizar o sofá é garantir uma vida útil muito mais longa à peça em locais úmidos. Para quem mora no litoral ou em regiões com grande índice pluviométrico, a impermeabilização também colabora para um clima mais saudável em casa.
Ao impermeabilizar o sofá você também está criando uma barreira contra a umidade, evitando que fungos e o mofo decorrente se instalem no móvel.
Por isso, a impermeabilização é também especialmente indicada em imóveis em que há presença de umidade nas paredes ou no piso, assim como em climas úmidos em geral.
#3. Sofá mais novo por mais tempo
Como é criada uma camada protetora no tecido do sofá, a impermeabilização impede a formação de manchas. Se o sofá já tem algumas, o ideal é, previamente, fazer uma higienização.
Esse processo, que na verdade é uma limpeza profunda profissional, utiliza produtos específicos para cada tipo de tecido, os quais conseguem remover a sujeira entranhada mesmo das camadas mais internas do sofá.
A higienização remove restinhos de comida, ácaros e seus detritos, secreções naturais do nosso corpo e dos pets, além de odores e manchas. O tecido revive, retomando um aspecto muito próximo do original.
Essa é a hora, então, de cuidar para que ele permaneça dessa forma com a impermeabilização. É como se o tempo parasse por 1 ano, período de validade do processo, quando deve ser repetido. Assim você aumenta a vida útil do sofá indefinidamente.
#4. Mais tranquilidade com pets
Nossos amigões de 4 patas oferecem amor incondicional e, em troca, o mínimo que podemos fazer por eles é dar muito amor, carinho e conforto. Mas alguns não se contentam com a caminha e não abrem mão de ficar no sofá.
Imagine então ter um sofá à prova de gatos e cachorros: sem cheiro, sem pelos e sem secreções? Impermeabilizar significa acabar com a guerra eterna de tentar colocar aqueles olhinhos tristes para o chão.
Ao proteger o sofá contra a sujeira e o mau cheiro, a impermeabilização faz com que a convivência com nossos queridões seja muito mais harmoniosa.
#5. A técnica pode ver usada em outros móveis da casa
Você sabia que não precisa impermeabilizar sofá apenas? Todas as vantagens da impermeabilização também podem ver aplicadas a outros móveis, como poltronas e cadeiras. Você ganha uma casa muito mais saudável, o ano inteiro.
#6. Limpeza diária muito mais fácil
Impermeabilizar sofá também significa reduzir o trabalho com a limpeza rotineira. Uma vez impermeabilizado, basta que o sofá seja limpo com um aspirador de pó 1 a 2 vezes por semana. A poeira superficial é removida mais facilmente.
Já os líquidos, não esqueça: limpe com um papel toalha vem esfregar ou pressionar contra o tecido. Basta deixar que absorva o produto que caiu suavemente – e nenhuma mancha ficará no local.
Jamais esfregue ou pressione líquidos, óleos ou gels, porque aí sim, poderão penetrar no tecido.
Com a impermeabilização você evita o desgaste prematuro do tecido e a proliferação de agentes que causam alergias como o mofo e os ácaros.
Entende agora por que um número cada vez maior de pessoas fazem a impermeabilização e higienização de sofás? Tenha você também uma sala de estar mais bonita e saudável!
O que você precisa saber sobre a durabilidade de impermeabilização?
Antes de encerrarmos esta conversa, vale dizer que a durabilidade de impermeabilização tem a ver como a forma em que se aplica o produto, a forma que o cliente utiliza o estofado e a qualidade do tecido.
Isso porque o impermeabilizante atua nas tramas do tecido, ou seja, se estiverem desgastadas, puídas, ou contaminadas com qualquer resíduo ou poeira, elas irão inibir a capacidade de impermeabilização.
Ou seja, a durabilidade do efeito da impermeabilização – e principalmente a repelência de líquidos – tem a ver com estas características. Sendo assim, quanto mais novo seu estofado, a probabilidade de a impermeabilização ser mais duradoura é maior.
Mas mesmo que não seja tão novo assim, conversando com um especialista você saberá sobre a técnica mais adequada para seu caso!
Quer saber mais sobre como impermeabilizar sofá com eficiência e segurança? Continue acompanhando nossos posts e converse com um especialista Air Flix!