Mora em apartamento pequeno e acha que não tem espaço para um jardim? Já vai longe o tempo em que espaço era problema. Hoje, com as soluções do paisagismo interno, o que não faltam são ideias super bacanas e fáceis de fazer, que vão deixar seus convidados maravilhados.
Mas muito se engana, também, quem pensa que a única vantagem desse tipo de paisagismo é a beleza que leva aos ambientes. Afinal, com certeza você preza a qualidade do ar que a sua família respira – e as plantas são ideais para deixar a atmosfera de casa ainda mais saudável.
Veja essas ideias de paisagismo interno e conheça algumas espécies que trazem vantagens extras ao ambiente!
Por que o paisagismo interno deixa o ar mais saudável?
Você já deve ter percebido que cada vez mais os jardins verticais se proliferam no design de interiores. O que acontece é que, além de lindo, o paisagismo interno também traz diversos benefícios à saúde.
De um modo geral, as plantas ajudam a controlar a temperatura do ambiente, regulando a umidade. Assim, o local fica sempre um pouco mais fresco do que lá fora.
Por outro lado, durante o dia a própria fotossíntese colabora para deixar o ar mais saudável ao absorver dióxido de carbono e liberar oxigênio.
À noite o processo se inverte, é verdade, mas a quantidade de CO2 liberada é tão pequena que não chega a comprometer a qualidade do ar.
Por outro lado, algumas espécies realmente absorvem substâncias tóxicas do ar com mais facilidade. Assim, você que se preocupa em manter a casa e o sofá sempre limpinhos, livres de ácaros e outros elemento alérgenos, tem no paisagismo interno mais um aliado.
Isso tudo sem falar que o verde, em si, já é uma cor relaxante, e as plantas, com seu movimento natural, aumentam a sensação de bem-estar.
Dicas para fazer seu paisagismo interno
Por tudo isso, investir no paisagismo interno é criar diferenciais nos ambientes, colaborando para que suas visitas sintam-se ainda mais bem recebidas na sua casa. Confira essas dicas de como fazer e inspire-se para criar seu próprio jardim!
Onde fazer o paisagismo
- Você pode aproveitar qualquer espaço, em praticamente qualquer cômodo, para criar um pequeno jardim. É claro que, se a ideia é impressionar as visitas e criar um ambiente mais acolhedor, a sala e a varanda devem ser priorizados.
- Aproveite uma parede vazia, o hall ou um cantinho e instale uma fonte com algumas plantas ao redor. Coloque um deck ou painel de madeira para criar um diferencial e não esqueça da iluminação: ela é essencial para dar o clima de alto astral ao paisagismo.
- As plantas podem entrar diretamente no chão, em canteiros com terra, em vasos ou como um jardim vertical. Nesse caso, as espécies ficam presas a um suporte – geralmente um painel de madeira, agregando mais valor e aconchego ao ambiente.
Como escolher as espécies
- Na hora de escolher as plantas, é sempre bom contar com a ajuda de um profissional. Vá ao florista mais próximo e pergunte quais as que mais têm a ver com a incidência de luminosidade e corrente de ar do local onde pretende fazer o projeto de paisagismo.
- Faça um jardim de acordo com seus hábitos. Se tem pouco tempo para cuidar delas, prefira as de rega rara, como bromélia, antúrio e babosa. Cactus e suculentas também são bonitas e fáceis de cuidar.
- Algumas espécies ornamentais se dão bem em praticamente qualquer jardim. É o caso das begônias, calêndulas, rosas, kalanchoes e outras flores.
Para perfumar a casa
- Se você gosta de cozinhar, considere fazer um paisagismo com temperos e ervas aromáticas. Além de ter sempre espécies fresquinhas para suas criações gastronômicas, o ambiente fica sempre cheiroso.
- Espécies como manjericão, capim-limão, limoeiro em miniatura, lavanda e hortelã, por exemplo, que são ótimos para dar um clima revigorante ao ambiente.
Para purificar o ar
Muita gente não sabe, mas há plantas que são estudadas pela NASA por causa de sua capacidade de purificação do ar. De acordo com a agência espacial americana, algumas das substâncias filtradas são benzeno, xileno, amoníaco, tricloroetileno e formaleído.
Nem todas têm a mesma capacidade, mas a própria NASA indica 5 plantas para o paisagismo de quem pretende filtrar o ar em ambientes fechados:
1 – Jibóia (Epipremnum aureum)
Bastante popular, é muito resistente e não requer grandes cuidados. Facilmente adaptável a temperaturas entre 17ºC e 30ºC. A rega só deve ser feita quando a terra estiver seca. É eficaz na absorção de formaleído, xileno e benzeno.
2 – Lírio da paz (Spathiphyllum)
Deve ser mantida longe de correntes de ar, sobrevive com pouca luz e pouca água. Cresce em temperaturas superiores a 18ºC, é bastante longeva e absorve benzeno, xileno, amoníaco, tricloroetileno e formaleído.
3 – Palmeira-dama (Raphis excels)
Pode chegar a 3 metros de altura e seu cultivo é melhor em áreas com temperaturas medianas e sem luz direta. Elimina do ar o formaleído, xileno e amoníaco.
4 – Espada-de-São-Jorge (Sansevieria trifasciata)
Como sobrevive bem em condições adversas, é bastante indicada para o paisagismo interior. Aguenta temperaturas bem de 40ºC a -5ºC, desde que esses extremos ocorram de forma esporádica. Elimina o benzeno, xileno, formaleído, toluene e tricloroetileno.
5 – Árvore-da-borracha (Ficus elastica)
Muito resistente, é ótima para manter a umidade do ar. Crescer muito rápido e é eficiente na eliminação do benzeno, xileno e toluene e também age contra o formaleído e o tricloroetileno.
É sempre bom lembrar que algumas plantas podem ser tóxicas. Pergunte ao seu florista sobre os cuidados que devem ser tomados com crianças e pets.
Quer saber mais sobre como manter sua casa sempre com um ambiente saudável e higienizado? Continue acompanhando nossos posts e compartilhe conosco suas sugestões!