Há algum tempo costumava-se dizer que receber bem é uma arte. É é verdade. Afinal, as pessoas têm formações e hábitos diferentes, e o que pode ser natural para uma pode ser inaceitável para outra.
Por isso foram criadas algumas regrinhas básicas que funcionam como códigos de conduta para que todo mundo se entenda, sem diferenças. A etiqueta à mesa é uma delas: proporciona conforto e praticidade, tornando a ocasião ainda mais agradável.
Conheça as principais e coloque em prática para receber cada vez melhor suas visitas!.
Para que etiqueta à mesa?
Se você pensa que a etiqueta à mesa é bobagem é porque nunca deve ter parado para pensar sobre elas. A forma de colocar a mesa, a posição do guardanapo e dos talheres, tudo é pensado para facilitar o uso e evitar constrangimentos.
A questão é que nem todo mundo está a par delas, mas a verdade é que etiqueta à mesa nunca é demais: seja você o convidado ou o dono da casa. Por exemplo, será que sempre é necessário colocar toalha na mesa?
Sim! Por mais bela que seja a sua mobília, não se deve colocar o prato diretamente sobre o tampo. Se não quiser usar uma toalha tradicional, não tem problema: há várias opções, como jogos americanos e sousplats, por exemplo.
Por outro lado, limpar a boca com guardanapo antes de bebericar durante a refeição está longe de ser frescura. Na verdade a medida evita que o copo fique manchado com a gordura que está nos lábios. Assim, você evita que a borda do copo fique com aparência desagradável.
Da mesma forma, há várias regras universais, que servem para qualquer ocasião. Veja outras delas e receba com todo o charme e atenção que seus convidados merecem!
Etiqueta à mesa: para deixar seus convidados mais confortáveis
- Pense no espaço para os convidados – Ninguém quer convidados desconfortáveis. Da mesma forma que é imprescindível que o sofá esteja muito bem higienizado e sem manchas, a mesa também deve estar bem composta.
Faça um cálculo aproximado de 2 convidados por cada m² livre na sala. As refeições à mesa, no entanto, só devem acontecer se houver lugar para todos sentarem. Caso contrário, opte pelo serviço americano.
- Escolhendo e colocando a louça – A louça não precisa ser cara, mas deve estar muito bem limpa. A branca é sempre a mais versátil, mas não tenha medo de misturar padrões diferentes que tenham as mesmas cores.
Na hora de colocar, a etiqueta à mesa é simples: copos ligeiramente à direita, garfos à esquerda, facas à direita e guardanapo também à esquerda, ao lado do garfo.
- Como dispor os talheres – Aqui a etiqueta à mesa também não tem segredo e visa, sempre, facilitar a vida do convidado. Coloque os talheres, de dentro para fora, na ordem inversa ao que será servido.
Assim, os talheres da entrada serão os de fora, ou seja, os primeiros a serem pegos. O número de talheres, de fora para dentro, significam a quantidade de pratos que serão servidos.Da mesma forma os pratos: o da entrada deve estar em cima do prato principal.
Outras dicas:
- Arranjo para a mesa – Uma mesa bonita e bem decorada deixa a refeição ainda melhor. Coloque flores frescas e arranjos naturais no centro. A dica, aqui, é colocar flores da estação, que estão sempre mais bonitas e baratas.
- Escolhendo as taças – Existem copos variados para os diversos tipos de bebida De modo geral, no entanto, a etiqueta à mesa sugere a colocação de 3 taças: A maior para água a média para vinho tinto e a menor para vinho branco. E se servir cerveja, coloque copo ou caneca. A tulipa é muito informal e fica melhor em outras ocasiões.
- Onde colocar cada convidado – Quando não há lugar marcado à mesa é comum haver uma certa confusão entre os convidados. Mas você pode resolver o placement com uma regrinha simples de etiqueta à mesa: com cartõezinhos. Coloque o nome de cada um à frente do respectivo prato.
- Quanto prato deve ter – A etiqueta à mesa sugere que almoços e jantares devem ser compostos, basicamente, por 3 etapas: entrada, prato principal e sobremesa. A entrada pode ser quente ou fria – escolha de acordo com o clima. O prato principal, por sua vez, pode ter uma ou duas opções.
É de bom tom saber, de antemão, se algum convidado tem restrição alimentar. Como refeição principal é interessante optar por uma proteína com acompanhamento ou massa. E, finalizando, a sobremesa: uma fruta ou doce.
Com essas dicas de etiqueta à mesa você estará preparada para ser uma excelente anfitriã!
Continue acompanhando os posts da Air Flix e receba mais dicas de como receber bem!