Natal é época de paz e confraternização, então deixemos a polêmica uva-passa de lado e vamos partir para o que interessa: a organização da ceia de Natal.
Como um bom planejamento é a chave do sucesso, com certeza você não vai querer deixar tudo para em cima da hora. Preste atenção nessas dicas e garanta uma ceia de Natal inesquecível!
Primeiro passo: definir os convidados para a ceia de Natal
Você é daquelas pessoas que se deixar chama o mundo inteiro para a ceia de Natal? Calma, é preciso colocar limites em nome do conforto de todos. O primeiro passo, então, é ter uma ideia realista de quantas pessoas sua casa comporta sem sufoco.
Para isso, pense na quantidade de assentos disponíveis e quantos mais é possível agregar sem tumulto. Pense também na quantidade de banheiros, para que ninguém perca a meia-noite na fila. Considere também os lugares à mesa ou a facilidade do serviço à francesa.
De acordo com isso, calcule a louça e a quantidade de copos que serão necessários. Feito isso, já é tempo de mandar os convites – por Facebook, Whatsapp ou o velho e bom telefone.
Só não esqueça de pedir confirmação, para não ter surpresas para mais ou para menos, fazendo comida à toa.
Calculando a quantidade de comida
E por falar em comida, calcular a quantidade certa também pode ser um problema. Geralmente, nessas épocas de fim de ano, a tendência é o exagero, o que acaba gerando gastos sem necessidade e um enjoo danado de ficar comendo a mesma coisa dias e dias seguidos – ou acabar esquecendo tudo no freezer até o Natal seguinte.
Para tentar não errar, imagine que 1 tender de 1 Kg pode servir até 5 pessoas e um peru de 5Kg serve até 12 pessoas. Já para o restante dos pratos quentes, o cálculo deve ser de 500g por adulto.
Não se apresse para fazer as compras, porque você pode mudar de ideia em relação ao cardápio. A menos que encontre uma promoção muito boa, a ida ao supermercado pode acontecer até 1 semana antes.
Mas atenção, a ida ao hortifruti deve ficar bem mais pertinho da ceia de Natal para não correr o risco de ficar tudo murcho.
Tira-gostos – ter ou não ter?
Aí vai depender da sua intenção em relação à ceia de Natal. Se a ideia é que todos façam a ceia ao mesmo tempo, então os petiscos são indispensáveis.
Eles devem ir sendo servidos à medida em que as pessoas forem chegando – e parar de ser servidos cerca de 40 minutos antes do horário definido para a ceia de Natal. Assim dá para as pessoas voltarem a ter apetite.
Nada impede, no entanto, que a ceia de Natal fique exposta desde o início e as pessoas forem se servindo conforme a vontade de cada um. Nesse caso, a colocação ou não de tira-gostos é opcional.
Bebidas: o desafio de calcular a quantidade certa
Quem faz festa sabe: calcular a quantidade certa de bebida alcoólica é sempre um desafio. Uma opção cada vez mais utilizada hoje em dia é pedir que cada convidado leve o que for consumir.
Nesse caso a sua preocupação deve ser em ter um espaço que dê conta da refrigeração e um número suficiente de copos – contando com possíveis perdas.
Mas se você quer fornecer toda a bebida, pense que cada garrafa de cerveja serve 2 pessoas e a de vinho, 5. Nessa época a uma bela sangria, de vinho tinto ou branco, é sempre bem-vinda no calor de dezembro – e também rende bem. Não esqueça de providenciar refrigerantes e sucos de frutas para quem não bebe, e água com gás para acompanhar o vinho.
Prepare sua casa para receber seus convidados
A ceia de Natal merece uma decoração especial, claro. Afinal, essa é uma das partes mais bonitas e emocionantes da ocasião. Aqui a dica é caprichar na decoração da mesa com uma toalha bem bacana e boa variedade de frutas secas e frescas.
Nesse caso, sempre dando preferência às da estação, que estão mais bonitas, fresquinhas e também mais baratas.
Capriche nas velas, que dão um clima todo especial, mas lembre-se de colocá-las em lugares altos, longe do alcance de crianças e pets, e também de materiais inflamáveis. Um boa dica é colocar as velas em copos e garrafas pendentes ou em lanternas de vidro.
Não esqueça também de preparar sua casa contra possíveis estragos, como vinho derramado e mãos sujas nos estofados. Aqui, a dica é chamar uma boa empresa de higienização e fazer uma boa limpeza profissional profunda.
Essa higienização vai remover toda a sujeira incrustada no tecido, deixando o sofá com jeito de novo, tornando sua festa ainda mais bonita. Na sequência, aproveita que a peça está como nova para garantir que continue assim fazendo uma impermeabilização.
A técnica cria uma camada protetora no tecido que impede a penetração de líquidos e permite a remoção fácil da sujeira. Assim você tem uma ceia de Natal sem preocupação com seus móveis e o sofá fica prontinho para a festança de ano novo.
Com essas dicas, com certeza sua ceia de Natal será um sucesso!
Quer saber mais sobre higienização e impermeabilização de sofá? Fale com um especialista da Air Flix e tire todas as suas dúvidas!