Sabe aqueles dias em que a bagunça das crianças é tão grande que você tem a impressão de que nunca mais vai conseguir ter uma casa organizada? Calma, às vezes pode parecer desesperador, mas com algumas dicas e truques você consegue reduzir a parafernália e arrumar tudo de uma vez por todas.
O primeiro passo é incluir a garotada no processo, assim ela aprende desde cedo a manter tudo no esquema. E então, pronta para começar? Veja essas 5 dicas e mãos à obra!
#1. Separe a bagunça das crianças
Você já deu uma boa olhada na bagunça das crianças? Na maioria das vezes a gente só guarda tudo e nem presta a atenção. Mas ali deve ter de tudo: de brinquedos fora da faixa etária, a peças quebradas ou soltas. Então comece separando uma coisa da outra – e preparando-se para doar.
Chame seu filhote, sente com ele e explique que não há necessidade de guardar o que não serve mais. Mostre como é legal fazer outras crianças contentes com os brinquedos velhos e incentive a doação.
No final, vão ficar apenas os brinquedos em uso, que devem ser guardados em um organizador ou mais. Aqui, a dica é apostar nas caixas transparentes. Assim, a bagunça das crianças já será bem menor.
#2. Organize livros e roupas
Conforme elas vão crescendo, a bagunça das crianças passa a incluir também outros itens, como livros e roupas. Faça o mesmo e doe o que não servir mais. Os livros que forem mantidos devem ficar em uma prateleira ou cesto de fácil acesso.
Já as roupas que não cabem mais, mas devem ser guardadas para o caçula, devem ficar em caixas ou sacolas no andar de cima do armário. As que não forem mais ser aproveitadas vão ficar ótimas em crianças mais novas. Doe!
#3. Separe os brinquedos por categoria
Uma forma bem bacana de diminuir a bagunça das crianças é separar os brinquedos por categorias. Fica bonito até na decoração do quarto: se for de menina, escolha caixas organizadoras em diferentes tons de rosa.
Em cada tom ou cor coloque um tipo diferente de brinquedo: bonecas, fantoches, papéis de desenho e hidrocor. O que brinca mais, sempre em baixo, de forma que seja fácil para ela guardar sozinha.
Já o que usar menos – como giz, massinhas etc – deixe na prateleira de cima. Você pode fazer isso com gaveteiros de cores diferentes, cestas plásticas ou de vime, nichos, etc.
#4. Aposte em prateleiras e nichos
Tirar a bagunça das crianças do chão é fundamental. Além do eterno risco de sair chutando ou tropeçando nas coisas pela casa, fica muito mais rápido de arrumar se tudo ficar organizado.
Assim, deixe os brinquedos que ela mais gosta em prateleiras ou nichos baixos. Ensinando desde cedo a recolocar no lugar, fica mais fácil de guardar. Vá aumentando a altura na parede conforme o filhote for crescendo.
Outra boa solução é espalhar alguns esconderijos pela casa. Pufes com tampa, gavetas embutidas e cestos decorativos também ajudam a esconder a bagunça das crianças em uma situação de emergência.
#5. Mantenha tudo sempre limpo
Limpeza é fundamental para uma casa saudável, por isso fuja de situações que acumulam poeira e ácaros. Guarde sempre os brinquedos limpos. Regularmente, faça uma desinfecção com vinagre, que é natural e não faz mal às crianças.
Por outro lado, capriche na limpeza do sofá e do tapete. A cada seis meses faça uma higienização com uma empresa especializada. A limpeza profunda profissional remove o que a limpeza diária ou mesmo uma faxina mais pesada não consegue retirar.
Essa regularidade deve ser mantida para que o ambiente esteja sempre com o mínimo possível de ácaros e as crianças possam brincar com saúde. Além dos tapetes, faça uma higienização também nos estofados da sala ou da varanda, se forem de tecido.
O importante é reduzir o máximo possível de ácaros, mas além disso, o procedimento também deixa a casa mais bonita e com aspecto mais arrumado.
A higienização remove odores desagradáveis, manchas, poeira, restinhos de comida e bactérias que ficam incrustados nos sofás – além dos ácaros, é claro. O sofá fica com aspecto de novo e o ambiente parece mais arrumado.
E você, como faz para diminuir a bagunça das crianças? Tem mais alguma ideia? Conte para a gente sua experiência e continue acompanhando nossos posts!