Higienizar ou impermeabilizar? Veja a melhor solução para você!

Air Flix higienização

5min. de leitura

Na hora de escolher a decoração da casa, o sofá sempre recebe atenção especial. E não é para menos. Além de essencial para a beleza do ambiente, ele deve ser bastante confortável para receber as pessoas que você mais ama: sua família e amigos.

Por isso ele é uma peça comprada sempre com o intuito de durar muito tempo. Mas é justamente o seu uso constante que mais contribui para encurtar seu tempo de vida. Para evitar esse processo, impermeabilizar o sofá pode ser a solução.

Mas o que é melhor, higienizar ou impermeabilizar sofá?

É um círculo vicioso: quanto mais confortável o sofá, mais uso ele tem – e mais acumula fungos, bactérias, poeira e detritos. Além de causar alergias, essas substâncias vão se incrustando no tecido, fazendo com que o móvel envelheça precocemente. Mas então higienizar não seria a solução?

Sim, também. Mas antes de mais nada, é importante determinar a diferença entre higienização e impermeabilização de sofá. No primeiro caso, o objetivo é eliminar todas as sujidades e manchas, fazendo uma limpeza profunda.

Para isso, são utilizados produtos específicos para cada tipo de material, de forma a remover essas impurezas sem prejudicar o tecido ou couro. Muito pelo contrário, o resultado final é um sofá com aparência de novo.

Já ao impermeabilizar sofá, você está criando uma camada protetora que repele líquidos e impede que poeira, pelos de animais domésticos, restinhos de insetos e outras substâncias não ácidas penetrem no material.

O processo costuma durar menos de 1 hora, mas há o tempo de secagem do produto, que pode levar algumas horas. Mas não se assuste com o cheiro, ele é completamente eliminado quando o sofá já está seco e devidamente protegido.

Então qual o ideal, higienizar ou impermeabilizar sofá?

Se você quer manter a beleza do seu estofado, reduzir drasticamente os maiores causadores de alergias e deixar a peça protegida, o ideal é combinar os dois serviços.

Claro que eles podem ser feitos de forma separada, mas pense bem. Se você higienizar o sofá mas não fizer a impermeabilização, mãozinhas sujas, resíduos de comida, líquidos, ácaros, poeira e fungos continuarão penetrando nas fibras diariamente.

Por outro lado, se impermeabilizar sofá sem ter feito uma limpeza profunda profissional antes, você apenas estará parando o processo de envelhecimento superficialmente.

O sofá continuará com as manchas e com todos os alérgenos impregnados. Alguns deles continuarão se reproduzindo, como os ácaros. Para se ter uma ideia, estima-se que 1 m² de tapete tenha cerca de 100 mil ácaros, 1,5 milhão deles em uma cama.

Além de se reproduzirem com muita facilidade, eles se alimentam de pele morta, aquelas “escaminhas” que saem naturalmente do nosso corpo todos os dias. Segundo os especialistas, cada ácaro elimina em média 20 excrementos por dia, que ficam lá, no sofá, juntamente com os ácaros vivos e mortos.

Por isso, na maioria das vezes combinar os dois serviços costuma ser a melhor opção. No entanto, se você acabou de comprar seu sofá novo, fazer apenas a impermeabilização pode ser uma boa opção.

Como fica o sofá após a impermeabilização?

Higienização Sofá

A verdade é que depois que você impermeabilizar sofá sua vida vai ficar muito mais tranquila. Afinal, metade das suas preocupações com o estofado serão desnecessárias e até as crianças poderão brincar mais à vontade.

Se algum líquidos cair no sofá, por exemplo, em vez de penetrar no tecido ele rapidamente se transformará em grandes gotas. Como não serão absorvidas, basta um pano seco ou papel toalha para limpá-las. Por outro lado, se o material que cair for semi-sólido, como iogurte, sorvete ou gelatina, é só retirar com uma espátula ou também com pano ou papel toalha.

No entanto, atenção com as substâncias pastosas pigmentadas, que ainda poderão deixar alguma mancha. Por isso, tome cuidado ao manusear batom, tinta de caneta ou esmaltes, por exemplo.

Serviços devem ser renovados periodicamente

O que muitas pessoas não sabem ao higienizar ou impermeabilizar sofá é que, como praticamente tudo na vida, os serviços não duram para sempre. De acordo com os próprios alergologistas e imunologistas, sofás, tapetes, colchões e almofadas devem ser higienizados a cada 6 meses. Esse, segundo eles, é o período ideal para manter a casa mais segura contra os ácaros e outros alérgenos.

Já a impermeabilização pode durar até 12 meses se forem tomados alguns cuidados. Fazer uma limpeza com pano seco ou aspirador de pó uma vez por semana, por exemplo, alonga a vida útil da impermeabilização.

Higienizar e impermeabilizar sofá são as melhores formas de dar vida longa aos seus estofados e cuidar da saúde da sua família!

Quer saber mais sobre higienização e impermeabilização de estofados? Continue acompanhando nossos posts!

Veja também

Sobre a Air Flix® higienização

Fundada em 2016, a Air Flix® foi projetada para oferecer um trabalho de qualidade, satisfação e compromisso. Desde então, o fundador e engenheiro Maurício Rodrigues, juntamente de sua esposa Vanessa, testaram procedimentos, logística, queixas e tudo que se fez necessário para receber a aprovação da proposta de trabalho.

Hoje, com mais de 2 mil clientes atendidos, a Air Flix proporciona um experiência de atendimento única, reforçando seu compromisso com a segurança e qualidade dos serviços prestados.

ENVIAR MENSAGEM
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos te ajudar?