Em entrevista ao Estadão, Vanessa Baad deu informações sobre o consumo da bebida probiótica, conhecida por promover a saciedade e melhorar a ação intestinal
Kefir é o nome atribuído à bebida fermentada produzida a partir da ação dos microrganismos presentes nos grãos de kefir. Esses grãos fermentam diversos alimentos, como leites de diversos animais, açúcar mascavo, sucos de frutas, entre outros. Após a produção da bebida, é possível reaproveitar os grãos e cultivá-los novamente. Diante da popularização recente dos alimentos probióticos, o jornal Estadão entrevistou a nutricionista Vanessa Baad, que explicou algumas questões referentes ao consumo da bebida.
Primeiramente, ela comentou que o cultivo depende dos grãos de kefir, que costumam ser doados de pessoa para pessoa. “Esses grãos devem ser imersos em um substrato, que pode ser leite animal de qualquer espécie, água com açúcar mascavo ou sucos. A proporção indicada é de uma colher de sopa de grãos de kefir para cada meio litro de líquido”, informou. A mistura deve ficar num pote de vidro, coberta com um pano e mantida sob uma temperatura média de 20 a 37 graus Celsius.
Para o consumo, é recomendado o tempo de fermentação médio de 6 horas. Após o processo, o kefir pode ser guardado na geladeira por até três dias. Segundo Baad, “a bebida pode conter altos níveis de vitamina B12, cálcio, magnésio, vitamina K, biotina, folato, enzimas e principalmente probióticos, bactérias do bem que trazem vários benefícios à saúde, como melhora da imunidade, tratamento de doenças inflamatórias, tratamento de alergias, intolerâncias alimentares e doenças intestinais”. Geralmente, as pessoas consomem de 250 ml a 1 litro da bebida por dia.
Emagrecimento
No processo de emagrecimento, o kefir contribui por causar um aumento na saciedade e por ajudar na melhora intestinal. “Alguns estudos já descobriram que a população microbiana das pessoas que sofrem com o excesso de peso é diferente da população microbiana das pessoas magras.
Assim, parece existir uma ligação entre obesidade e o tipo de bactéria intestinal. É importante lembrar que o kefir sozinho não irá promover o emagrecimento, este deve estar associado a uma alimentação balanceada e hábitos de vida saudáveis”, explicou a nutricionista.
Como alimento, o kefir é bastante versátil, podendo ser consumido como iogurte, juntamente com frutas, ou em receitas de bolos, pães, vitaminas ou até mesmo sorvetes.